sábado, 26 de novembro de 2016

O Natal das Crianças Carentes, Caixas de Fósforos Usadas e Poemas

O Natal das Crianças Carentes, Caixas de Fósforos Usadas e Poemas
Em 1984 eu tinha 10 anos e, quando chegou a época de Natal, minha turma de Catequese resolveu doar brinquedos para as crianças da comunidade carente que ficava atrás do conjunto habitacional onde morávamos.
Então todos os alunos ofertaram os presentes. Mas depois de contabilizar as doações, a professora disse:
- Obrigada pelos presentes!                         
- Mas o problema é que mesmo assim faltarão brinquedos para algumas crianças.
Naquele momento lembrei-me da Lenda da Fada da Caixa de Fósforos, onde na época natalina, ela decidiu decorar caixinhas usadas, com frases de otimismo dentro, e doou aos carentes.
Assim, levantei o braço e disse:
- Professora, tenho uma ideia!
- Podemos enfeitar caixas de fósforos usadas, transforma-las em “porta trecos”, colocar poemas dentro e doar como presentes para os pequenos.
A mestra comentou:
- É uma boa ideia.
- Porém a criança, que ganhar a pequena caixa de fósforo enfeitada, pode comparar o seu presente com uma outra pessoa que ganhou um brinquedo maior.
Desta maneira, falei:
- Porém podemos dar um pacote com cinco caixinhas decoradas, transformadas em “porta trecos”, para cada um dos menores. Sem falar que caixas de fósforos usadas são fáceis de achar e podemos obter estes objetos através de parentes, vizinhos, etc.
Deste jeito, a professora aceitou a sugestão. Assim recolhi caixas de fósforos usadas, decorei todas elas com diversos temas como: personagens de desenhos animados, esportes e escrevi um poema para cada uma delas. Os outros colegas, também, tomaram a mesma atitude. No final, conseguimos mais de cem caixas de fósforos para o artesanato.
Porém, a maior emoção ocorreu quando fomos entregar os presentes na comunidade carente. As crianças que receberam o pacote, com cinco caixas decoradas, ficaram surpresas com os presentes e as mensagens que estavam dentro deles.
Até hoje me recordo de alguns poemas que escrevi para esta ocasião e que estão abaixo:
“ Neste Natal vire a estrela cintilante
Que no céu, com esperança, brilha
Com o seu coração puro e radiante
Que sempre ajuda a família!”
“ Que o seu Ano Novo traga luz
Através da felicidade e bondade
Do milagre do menino Jesus
Com a doce paz e a leve felicidade”
Então se você deseja distribuir presentes para crianças carentes, porém conseguiu poucas doações, você pode levar esta ideia em frente e distribuir caixinhas decoradas com frases otimistas dentro.
Luciana do Rocio Mallon





Nenhum comentário:

Postar um comentário