quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Minha Resposta ao Anúncio: Precisa-se de Funcionária Estilo Verão

Minha Resposta ao Anúncio: Precisa-se de Funcionária Estilo Verão
Em meados dos anos 2000 uma propaganda de cerveja, machista como sempre, fez sucesso ao colocar modelos representando funcionárias de um bar, numa praia, com o nome de Vera. Quando uma moça destas passava, com a bebida na mão, os homens exclamavam:
- Vai, Verão!
- Vem, Verão!
- Não deixe o Verão acabar!
Naquela época, eu estava procurando emprego e fiquei assustada ao ver o seguinte cartaz numa lanchonete:
- Precisa-se de garçonete, com experiência, estilo Verão.
Naquele mesmo instante fiquei indignada, então mandei uma carta ao proprietário do estabelecimento:
- Prezado Dono de Bar:
Estranhei o seu cartaz exigindo uma funcionária estilo Verão. Tenho consciência de que o senhor sabe que o anúncio é machista e insinua a exploração da mulher. Então apelarei para a linguagem poética, pois percebi que o senhor precisa conhecer a sensibilidade. Afinal se conhecesse a verdadeira Poesia e sua essência não colocaria um cartaz daqueles.
Talvez o senhor precise de uma funcionária bonita porque não confia nos seus produtos. Afinal se eles fossem, realmente, de qualidade, as pessoas apreciariam o seu bar de qualquer maneira sem apelação. Com certeza, o senhor precisa mudar o funcionário da cozinha, ou quem sabe, se aprimorar mais neste setor.
Uma mulher quando procura um serviço de garçonete é porque, realmente, precisa. Ela não é um produto, pois é um ser humano a ser respeitado.
Geralmente, a vida da mulher trabalhadora não é um eterno verão, e sim, um inverno infinito, onde ela precisa proteger a família contra a neve de egoísmo alheio e a geada do preconceito. Ás vezes a batalha desta moça esforçada transforma-se num outono onde as folhas secas da injustiça caem ao seu redor. Porém, mesmo assim, ela não desiste de lutar. Pois esta moça sempre sonha com a primavera, mesmo que esta estação demore a chegar. Mas a trabalhadora colhe as oportunidades pelo seu caminho que viram flores para perfumar o seu lar. As mulheres esforçadas trabalham no Verão, para guardar as economias para o inverno. Por isto, não merecerem ser tratadas como objetos.
Portanto, dono de bar, lembre-se que um dia, com certeza, a sua mãe deve ter trabalhado muito para criar o senhor. Pois ela enfrentou o inverno, a primavera, o outono e verão com todo o respeito.
Lembre-se que mulher não é um produto a ser vendido junto com a cerveja. Pois mulher é a Poesia mais sublime em que o senhor deve se inspirar, em todas as estações do ano, para não perder o trem da estação da dignidade.
Luciana do Rocio Mallon



Nenhum comentário:

Postar um comentário