segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O Idoso Que Pediu Lápis de Cor e a Anciã Que Sonhou Com um Cartão de Natal

O Idoso Que Pediu Lápis de Cor e a Anciã Que Sonhou Com um Cartão de Natal
O Natal está se aproximando e, neste ano, diversos asilos de idosos tiveram a ideia de fotografar os velhinhos segurando cartazes com seus pedidos. Assim os retratos dos anciões pararam nas redes sociais. Dentre estes cartazes dois me chamaram muita atenção: primeiro foi de um idoso pedindo um caderno de desenho com uma caixa de lápis de cor e o outro foi de uma senhora querendo um cartão de Natal assinado por qualquer pessoa. No meio de tantas pessoas que pediram objetos de consumo como: roupas, perfumes e aparelhos eletrônicos, duas se destacaram por pedidos tão simples. Então tratei de pesquisar sobre estes velhinhos.
Deste jeito consegui contato com um ex-funcionário que trabalhou no abrigo onde está o senhor que pediu o caderno com lápis de cor. Assim para preservar a identidade destas personagens da vida real, não revelarei os nomes delas. Bem, o funcionário disse que o respectivo ancião é meigo, tem habilidade para Artes Plásticas e sempre sonhou em ser artista. Também conversei com um empregado do asilo onde está a senhora que pediu um cartão natalício e segundo este funcionário a família não vê esta velhinha há mais de vinte anos. Segundo ele, esta senhora gosta de ler e escrever, ela é tão sensível com as palavras que chega a chorar quando lê os livros de Romance.
Estes pedidos simples, porém cheios de significados, demonstram o alto grau de inteligência espiritual destes idosos. No caso do senhor que desejou o caderno com lápis, ele demonstrou conhecer que a Arte é o verdadeiro caminho para a vida eterna e que uma simples caixa de lápis de cor é capaz de colorir uma vida que foi marcada pelo abandono. Com relação à senhora que pediu um cartão de Natal, ela passou uma mensagem atual. Na época em que as pessoas se relacionam virtualmente, este pedido mostrou que nada substitui o calor humano e uma caligrafia poética num lindo cartão. Isto me lembrou a música chamada A Kind of Christmas Card do cantor Morten Harket, antigo vocalista da banda A-há, onde na letra da canção apesar da confusão do dia-a-dia, ele conseguiu tempo para escrever um cartão de Natal e isto trouxe recordações significativas da infância.
Por isto torço sempre por um final de ano com menos sonhos eletrônicos e com mais poesias que só existem em uma caixa de lápis de cor, ou, mesmo em um cartão de Natal.
Luciana do Rocio Mallon                                                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário