sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Lendas Sobre Batom e os Significados de Suas Cores

Lendas Sobre Batom e os Significados de Suas Cores
O batom é o cosmético preferido das mulheres, que é rodeado de lendas e causos. Ele surgiu no Antigo Egito, 5000 anos antes de cristo. Naquele tempo, este cosmético era utilizado para separar as classes sociais das mulheres.
Reza a lenda que na antiga Suméria existia Nin, uma moça que se apaixonou por um caixeiro viajante grego, que todos diziam ser homossexual. Então a jovem orou à deusa Ishtar para conquistar o vendedor. Assim a entidade apareceu e deu um colorante, para lábios, com o objetivo de que a jovem conquistasse o caixeiro. Porém ela deveria usar um véu nos lábios pintados e mostra-los só ao seu amado.
Nin fez isto até a casa do caixeiro. Desta maneira quando tirou o véu, o homem se apaixonou e beijou a moça nos lábios. Porém ao voltar para casa, Nin se esqueceu de tapar a boca com o lenço. Deste jeito vários homens se interessaram por ela. Por isto acabaram atacando a pobre que morreu no caminho.
Esta lenda chegou até a Grécia. Então lá, durante o século II, surgiu uma lei que proibia as mulheres de usar batom na boca antes do casamento.
 Durante o reinado da rainha Elisabeth I, na Inglaterra,
somente as mulheres da nobreza podiam usar batom vermelho, que era confeccionado a partir de cera de abelhas e vegetais.
Em 1770, também na Inglaterra, existia uma bruxa chamada Helen que fazia feitiços para o amor. Sempre quando uma jovem queria conquistar um homem difícil, ou, quando uma mulher casada desejava manter a chama do seu casamento, esta feiticeira vendia batons que funcionava de acordo com o desejo da mulher. Porém o governo ficou sabendo disto e proibiu o uso deste cosmético. Deste jeito passou a perseguir Helen, que fugiu de navio para o Brasil, onde passou a confeccionar batons.
Reza a lenda que um perfumista francês, chamado Rhocopis, que pertencia a uma seita mística que faz reverência ao Egito, sonhou com a rainha Nefertiti passando uma maquiagem vermelha e cilíndrica nos lábios. No dia seguinte, ele criou o batom em forma de bastão, como conhecemos hoje.
Após a Primeira Guerra Mundial é que as donas-de-casa passaram a usar o batom como maquiagem do dia-a-dia.
Na Idade Antiga, as sacerdotisas usavam batons em diversos rituais. Por isto cada cor deste cosmético tem um significado diferente que leremos abaixo:
Nude: significa transparência e leveza. Então, pode ser usado quando a mulher procura calma e tranquilidade.
Vermelho: tem relação com sedução e paixão, por isto deve ser utilizado em encontros românticos.
Bordô: significa alegria ponderada. É o ideal para festas.
Laranja: tem relação com sabedoria e felicidade. Dizem que traz sorte em provas intelectuais.
Lilás: é ligado à meditação e à espiritualidade. Os místicos dizem que uma mulher que faz suas preces com esta cor de batom tem seus pedidos atendidos.
Violeta: esta cor está relacionada ao mistério.
Marrom: tem relação com a discrição e timidez.
Dourada: esta cor está ligada aos poderes do sol.
Cor-de-rosa-claro: tem relação com a inocência. Por isto esta cor pode ser utilizada em entrevistas de emprego.
Pink: esta cor está ligada à juventude. Por isto deixa, realmente, as mulheres com anos a menos.
Luciana do Rocio Mallon






Nenhum comentário:

Postar um comentário