quinta-feira, 28 de junho de 2018

Gatas de Óculos X Fake News


Gatas de Óculos X Fake News
Agora a nova moda, entre as fake news, é pegar a foto de alguma atriz de filme erótico com: pele branca, cabelos escuros e óculos de grau para assim mentir que ela é uma professora premiada em Matemática ou cientista renomada, porém desconhecida.
Isto me fez lembrar, de quando eu tinha dezessete anos e precisei usar óculos. Pois umas criaturas do gênero masculino falaram:
- Você, de óculos, parece uma atriz pornô fazendo papel de bibliotecária recatada, porém sensual.
Já as mulheres comentaram:
- Está pronta para viver aquela personagem, de novela, que vive de óculos, cabelos presos e roupas compridas. Mas que toma banho de loja no último capítulo.
Apenas mais tarde reparei que estas afirmações têm sentido. Pois novelas e filmes como: “A Feia Mais Bela”, “Betty, a Feia” e “O Diário da Princesa” lidam com meninas de óculos que tiram as lentes e se transformam em rainhas no final.
Já, na ótica masculina, quando alguma mulher tira os óculos de grau é como se ela se despisse e mostrasse alguma área erótica proibida mesmo se tratando apenas do rosto.
Ainda com dezessete anos, em 1992, sentei na parte de trás do ônibus, onde uma mãe conversava com o filho adolescente. De repente, aquela senhora falou:
- Você não deve se interessar por estas meninas que beijam qualquer homem em danceterias, bebem a noite inteira e usam shorts até no frio. Pois estas garotas podem até ser lindas, mas só fazem os homens sofrerem porque estão acostumadas a trair. Meu filho, você precisa correr atrás das meninas que usam óculos, agasalhos fechados, sentam na primeira carteira na escola e são tímidas.
Naquele mesmo instante fiquei vermelha e senti uma vontade de desaparecer.
O problema é que a referida senhora se esqueceu de dizer que garotas tímidas e de óculos só se interessam por um homem quando se apaixonam de verdade. Então o esforço de seu filho em conquistar uma intelectual comportada, se ela estivesse apaixonada por outro, seria inútil. Na realidade, o conselho desta mãe só reforça o machismo e os estereótipos.
Hoje, em 2018, pessoas desinformadas espalham fake news com fotos de atrizes pornôs de óculos, como Mia Khalifa e Belle Knox, por exemplos, falando que elas são cientistas premiadas, porém desconhecidas. Isto ocorre por causa das lendas machistas que dizem que mulheres recatadas de óculos não sentem desejo e só têm utilidade real como intelectuais. Pois segundo os machões de plantão, moças de óculos apenas são sensuais em filmes pornôs.
Luciana do Rocio Mallon

                                                                        








Nenhum comentário:

Postar um comentário