domingo, 26 de março de 2023

Lenda do Sujismundo

 

Lenda do Sujismundo

 

Na minha primeira infância, no final dos anos 70, além de ter medo do Homem do Saco, eu possuía calafrios quando ouvia falar no Sujismundo. Pois a figura dele era de um executivo engravatado, porém sujo e era exatamente esse detalhe que me causava calafrios.

Aliás, as propagandas com o desenho dele passavam nos intervalos dos programas infantis com o objetivo de incentivar a higiene da população.

Então as perguntas que não saíam da minha cabeça eram:

- O Sujismundo é parente do Homem do Saco?

- Por que ele é sujo, se usa terno e gravata?

- Se essa criatura me pegar, meu destino será fazer lições de Matemática num escritório escuro?

- O crime do colarinho branco tem a ver com o Sujismundo?

Sim, eu achava que o tal colarinho branco possuía ligação com o Sujismundo. Pois a roupa podia até ser suja, mas o colarinho dele estava sempre branco.

Na mesma época, durante uma aula na escola, a professora leu o poema de Drummnond:

“ Se eu me chamasse Raimundo

Seria uma rima e não uma solução.”

Assim, no mesmo instante, fiz uma paródia em voz alta:

“ – Se eu me chamasse Sujismundo

Teria papel e casca de lápis jogados pelo chão.”

Dessa maneira fui levada para a sala da coordenação, já que se tratava de uma escola católica e rígida.

E você, também se lembra do Sujismundo?

Por favor, deixe sua opinião na parte de comentários.

Luciana do Rocio Mallon

#sujismundo

#lucianadorociomallon

#lendasurbanas 



Nenhum comentário:

Postar um comentário