quarta-feira, 10 de abril de 2019

Parca Volta à Moda no Outono-Inverno de 2019


Parca Volta à Moda no Outono- Inverno de 2019
A moda outono-inverno, deste ano, é marcada por nostalgia e romantismo. Por isto, a volta da parca é uma prova disto.
A parca é uma peça semelhante a um casaco comprido, com capuz e cordão no meio para afinar a cintura.
Mas quase ninguém sabe das suas origens místicas na Mitologia Romana. As parcas eram deusas filhas da noite. Elas determinavam os destinos e os cursos das vidas dos mortais. No total eram três deusas: Nona Cloto, Décima Láquesis e Morta Átropos. Nona tecia o fio da sina, Décima cuidava do destino e Morta cortava o fio da vida. Porém todas elas vestiam uma roupa semelhante: um casaco comprido, com capuz e cordão no meio para afinar a cintura. Reza o mito que, no inverno, alguns humanos passaram a se vestir como estas deusas com o objetivo de se proteger do frio. Por isto a veste recebeu o nome de parca. No começo esta peça era feita com peles de animais. Mas depois passou a ser confeccionada com tecidos.
A moda, desta veste, se alternou entre períodos da Idade Antiga, da Idade Média e da Idade Moderna. No começo do século XX, ela caiu no gosto do vestuário militar.
Na década de 1960, a juventude inglesa denominada mod adotou a parca como principal uniforme. Nesta situação ela costumava ser verde-militar com o escudo da Royal Air Force.
No começo da década de 90, a parca voltou à moda graças a uma novela chamada Top Model, onde a modelo Duda, personagem da atriz Malu Mader amava desfilar esta peça.
Depois a parca ficou esquecida e agora no frio de 2019 voltou com força total.
Na Vesteterapia, terapia através das roupas, a parca significa segurança e domínio do próprio destino.
Não há segredos de como andar com esta veste. No frio você pode vestir uma parca por cima de uma “cacharrel” ou blusa de lã. Em tempos mais amenos a sua pessoa pode colocar a parca por cima de uma camiseta.
Gosta de ser dona do próprio destino?
Então vista uma parca e se sinta uma das deusas gregas que comandam o fio da vida.
Luciana do Rocio Mallon






Nenhum comentário:

Postar um comentário