sábado, 7 de julho de 2018

Lenda do Mandacaru e a Mulher do Peito de Moça Com Cara de Cabra


Lenda do Mandacaru e a Mulher do Peito de Moça Com Cara de Cabra
No começo do Brasil-Colônia, existia uma moça chamada Cardeira, filha de pai loiro e de mãe índia. Ela morava sozinha na caatinga, criava cabras e tinha dons de “curandeira”.  
Numa certa época, houve uma seca muito forte, mas as cabras de Cardeira continuavam gordas. Por isto, ela resolveu colocar algumas cabras em sua carroça e passar nas casas, onde tinham bebês, para doar o leite dos animais.
Porém algumas pessoas passaram a perseguir esta jovem por ter fama de bruxa. Numa noite, Cardeira estava voltando da residência de um bebê com sua carroça cheia de cabras quando, de repente, levou tiros de uma voz que exclamou:
- Morra, bruxa!
Com o acidente e a agressão, a carroça virou, o corpo de Cardeira perdeu a cabeça, se perdendo na estrada, e uma cabra ficou sem sua parte de cima também.
Uma feiticeira que estava passando pelo local resolveu ajudar e colocou a cabeça da cabra no corpo da jovem. Assim Cardeira ficou parecida com o Bode de Mendes ao avesso.
Então a nova criatura disse:
- Como as minhas cabras fugiram com o acidente, mas tenho leite no peito, eu mesma irei amamentar os nenéns da vizinhança, que estão com fome.
Desta maneira de madrugada, a mulher com seios de moça e cabeça de cabra, entrava nas casas para amamentar os bebês às escondidas.
Numa madrugada, o avô de uma das crianças escutou um barulho e avistou a horrível criatura fugindo pelo quintal. Assustado, o idoso pegou a espingarda e deu vários tiros em Cardeira que se transformou num cacto chamado Mandacaru.
Dizem que quando este cacto floresce, a alma de Cardeira sai das flores e vai amamentar os bebês que passam fome.
Luciana do Rocio Mallon





2 comentários:

  1. Boa tarde, parabéns pelo seu blog. Eu me chamo Tâmara Bezerra, sou contadora de histórias e gostei muito dessa narrativa. Peço a gentileza de , se puder, me ceder mais informações sobre essa lenda, como a origem e o local de recolha, por exemplo. Meu email é: tamaracoelho40@gmail.com Fico muito agradecida

    ResponderExcluir
  2. Tâmara, encontro você em lugares muito interessantes. Luciana, a Tâmara é a Rainha da Contação de Histórias; artista nata. Eu sou Heloisa Barros, uma fã

    ResponderExcluir