quarta-feira, 25 de julho de 2018

Contra o Uso, Sem Orientação, de Anticoncepcionais Por Menores


Contra o Uso, Sem Orientação, de Anticoncepcionais Por Menores
Em 1993 fiquei chocada quando uma diretora de escola falou numa conversa, entre professoras, assim:
“- Minha filha, de doze anos, chegou para mim e disse:
Estou tomando anticoncepcional.
- Por isto me senti aliviada.”
No mesmo instante fiquei chocada porque, aos doze anos, o corpo de uma adolescente não está, totalmente, formado e uma menina, desta idade, não tem o físico e nem o psicológico preparados para relacionamentos íntimos com alguém. Sem falar que, na matéria de Biologia aprendi que para tomar contraceptivos é necessário consultar um ginecologista antes porque há um tipo de pílula para cada biótipo diferente.
Depois, em 1995, voltei a me assustar, quando uma colega de faculdade afirmou:
“ – Minha filha de catorze anos chegou para mim e disse:
 Estou transando com meu namorado e por isto passei a tomar anticoncepcional por conta própria.
- Então, me acalmei”
Infelizmente descobri que estas mães, que se sentiram aliviadas, nem sequer levaram suas filhas adolescentes para consultas com um ginecologista. Também percebi que elas não aconselhavam as meninas a se protegerem de pedófilos, que por serem doentes mentais podem se aproveitar e seduzir garotas que usam contraceptivos sem orientação.
Hoje, estamos em 2018, e a situação está pior. Pois muitas mães não levam as filhas aos médicos quando elas têm as primeiras menstruações. O pior é que existem pais que nem aconselham os adolescentes a se protegerem de pedófilos e estupradores. Infelizmente sexo ainda é um tabu. Por isto, infelizmente, muitas mães se sentem aliviadas ao saberem que as adolescentes estão tomando pílulas. O problema está em tomar anticoncepcionais sem a orientação de um ginecologista. Pois quando uma jovem toma uma pílula destas, sem orientação médica, está colocando em risco a própria vida porque o anticoncepcional deve ser receitado de acordo com o estado de saúde de cada moça. Há casos, em que as adolescentes estavam tomando pílulas sem orientação profissional e tiveram problemas como ataque cardíaco, por exemplo.
Portanto, se você é mãe, leve sua filha menor ao médico quando ela menstruar pela primeira vez e quando você suspeitar que a garota está mantendo um relacionamento íntimo com alguém.
Luciana do Rocio Mallon










Nenhum comentário:

Postar um comentário