domingo, 8 de julho de 2018

Festa Julina Precisa Ser Comemorada Com Santos do Mês de Julho e Não de Junho


Festa Julina Precisa Ser Comemorada Com Santos do Mês de Julho e Não de Junho
Todos sabem que nas festas juninas, que acontecem em junho, são comemorados os santos deste referido mês: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
Porém muitas pessoas vêm contestando as festas julinas que acontecem em julho. Mas que comemoram os santos de junho.
Vi muitos colegas escrevendo assim nas redes sociais:
“ –Festa julina é fraude!
- Cadê os santos do mês de julho?
Pois cada mês têm santos diferentes! ”
“ – Santo Antônio, São João e São Pedro são comemorados nas festas juninas. Agora, nas festas julinas, os santos de julho é que precisam ser homenageados com danças, alimentos e músicas.”
Bem também concordo que os santos de julho precisam ser conhecidos e homenageados através de canções com danças. Pesquisei sobre alguns santos deste mês e encontrei histórias muito interessantes:

- Santa Maria Goretti – 6 de julho : Ela é uma santa italiana, que morreu lutando contra um maníaco . 
Ela foi uma menina muito bonita com: cabelos loiros , cacheados e grandes olhos azuis . 
Aos 12 anos de idade, ela foi perseguida por um pedófilo, chamado Alessandro, que era um vizinho seu . 
Um certo dia, ele agarrou esta menina e tentou estupra –la, como ela resistiu a esta violência, o maníaco assassinou a pobre com facadas  no dia 6 de julho de 1902. Antes de morrer esta garota exclamou:
“ – Antes morrer, do que pecar!”
Até hoje, ela é considerada o símbolo contra a violência sexual . Devemos orar para Maria Goretti para combater os pedófilos.

- Santa Ana e São Joaquim – 26 de julho: Foram os pais de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, por isto neste mesmo dia é comemorado o Dia dos Avós.

- São Tomé – dia 3 de julho: Foi um grande evangelizador.

- Santa Maria Madalena – dia 22 de julho: Apesar de ser uma grande pecadora foi perdoada por Jesus em público. Ela visitou o túmulo dele, com outras mulheres, na manhã de Páscoa e percebeu, junto com as outras, que Jesus tinha ressuscitado. Ela é considerada apóstola dos apóstolos.

- São Camilo de Lélis – dia 14 de julho: Depois de uma adolescência rebelde, foi trabalhar como pedreiro dos franciscanos e teve uma visão celestial. Porém não conseguiu entrar no seminário por causa de uma úlcera no pé. Mas foi internado num hospital onde depois virou enfermeiro voluntário cuidando dos doentes pobres. Depois montou uma ordem religiosa para cuidar dos enfermos carentes. Recebeu o dom de curar as pessoas.

Por causa disto tudo seria interessante uma festa julina onde os santos acima fossem homenageados com bandeiras decoradas com seus retratos, comida, música e dança.
Luciana do Rocio Mallon













Nenhum comentário:

Postar um comentário