domingo, 6 de janeiro de 2019

Saiba o Que Há Por Trás das Crianças Vestidas de Marinheiros


Saiba o Que Há Por Trás das Crianças Vestidas de Marinheiros
Depois da polêmica frase de uma ministra na semana passada:
“- Meninas vestem rosa e meninos vestem azul!”
Muitas pessoas discutiram sobre o assunto nas redes sociais. Assim cheguei à conclusão de que criança fica bonita em qualquer tipo de roupa nas cores mais variadas possíveis.
Como já citei em outros textos desta página, da Idade Antiga até o final do século dezenove, os bebês, de qualquer gênero, usavam um vestido, de cor clara, porque este tipo de roupa facilitava a troca de fraldas.
Porém um hábito que fez sucesso no final do século dezenove até os anos 70 foram fotos de meninas e meninos vestidos de marinheiros. Estes retratos são maravilhosos e possuem um ar de mistério.
Assim resolvi pesquisar a origem deste tipo de fotografia e descobri que suas raízes são muito velhas. Na época das Grécia Antiga e Roma Antiga, tinham os navegadores que trabalhavam no mar. Então era comum desenharem retratos de crianças vestidas com roupas de navegadores, já que naquele tempo ainda não existiam aparelhos fotográficos. Diz o mito que os adultos faziam isto para proteger os pequenos da fúria do deus Poseidon ou Netuno se um dia se aproximassem do mar. O tempo passou e na Idade Média, apareceu o hábito de pintar os pequenos vestidos de marinheiro. Porém só as famílias ricas tinham este privilégio.
Quando remexi nas fotos antigas dos meus parentes, vi retratos de menores com roupas de marinheiros. Em 1979, tiraram uma fotografia minha onde eu estava vestida com um avental de marinheiro. Hoje, em 2019, ao passar em frente às lojas de trajes infantis, notei que existem roupas com a Marinha como tema.
Ás vezes os hábitos da moda refletem tradições antigas.
Luciana do Rocio Mallon




Nenhum comentário:

Postar um comentário