segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Como a Dança de uma Personagem Salvou a Vida de uma Senhora


Como a Dança de uma Personagem Salvou A Vida uma Senhora
Em 1988, eu morava num bairro chamado Cabral na cidade de Curitiba. Na rua abaixo existia uma idosa solteira, que vamos chama-la aqui de Maria para preservar sua identidade. Esta anciã tinha Câncer, além de problemas com pressão alta, depressão e obesidade. Ao entrar na casa dela, pela primeira vez, notei que existiam muitas presenças de estampas xadrez e objetos com a figura do arco-íris. Então falei:
- A casa da senhora lembra muito o filme chamado:
- Dorothy e o Mágico de Oz!
Então uma lágrima escorreu no rosto da anciã, ao mesmo tempo, que ela sorriu e disse:
- A intenção sempre foi esta!
- Pois O Mágico de Oz é meu filme preferido!
- Mas você foi a única pessoa que percebeu!
- Afinal a Dorothy amava seus amigos apesar de suas peculiaridades e a música chamada Over The Rainbow, fala de arco-íris que além de ser um fenômeno da natureza, também, é um sinal espiritual porque tem o poder de levar as pessoas para outra dimensão. Inclusive o meu sonho sempre foi dançar esta música no meu aniversário. Mas quando eu era criança minha família não tinha dinheiro nem para comprar o bolo. A médica falou que eu não passo deste ano. Porém se eu dançasse esta música, na minha festa, eu duraria mais uns cinco anos.
Assim eu perguntei:
- A senhora tem o disco com esta canção?
- Pois tenho amigas, que sabem dançar, e podem fazer uma coreografia especial.
Maria respondeu:
- Não tenho nem sequer o disco com esta música.
Após isto procurei o LP com esta canção, em sebos, livrarias de discos e livros usados. Assim achei um vinil da coleção carrossel que tinha canções de músicas antigas, dentre elas Over The Rainbow.
Depois levei uma amiga que fazia aulas de dança para ensaiar Maria. Ela logo viu um tecido colorido no sofá da idosa e exclamou:
- A senhora será a Dorothy e este lenço virará seu arco-íris.
- Agora todo o final de tarde, vamos ensaiar uma coreografia para sua festa.
Ensaiamos durante três meses com Maria. Então notamos que ela emagreceu e ficava cada dia mais disposta apesar do tratamento com a quimioterapia.
Quando seu aniversário chegou, levamos um bolo e um vestido rodado xadrez. A idosa vestiu, colocamos a música do filme e ela bailou como se fosse a Dorothy.
Mudei de bairro, porém soube que depois de cinco anos Maria faleceu e foi enterrada com um lenço colorido em cima do seu caixão.
Uma médica afirmou que a dança da Dorothy trouxe alegria a esta senhora e os exercícios nos ensaios reforçaram seu aparelho imunológico, além de emagrecer.
Quando uma mulher baila a música da sua personagem favorita entra em equilíbrio com seu corpo e alma.
A partir de fevereiro de 2019, darei aulas de Danças das Divas de Cinema e Novela.
Local: Centro Cultural Gabriela Valentina. Rua XV de Novembro, número 266. Edifício Loureiro. Ao lado da loja Omar Calçados. Centro. Curitiba – PR. Falar com Raquel.
Telefone: 9965-12567.
Mensalidade: a partir de 50 reais.
Luciana do Rocio Mallon




Nenhum comentário:

Postar um comentário