segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O Universo Ace Está Em Luto: Faleceu Elisabete Regina de Oliveira


O Universo Ace Está Em Luto: Faleceu Elisabete Regina de Oliveira
Soube que no dia 5 de janeiro de 2019 faleceu a professora Elisabete Regina de Oliveira vítima de Câncer.
Em 2010, ela iniciou sua pesquisa de doutorado sobre assexualidade, orientação das pessoas “aces”, ou seja, que não tem interesse pela atividade sexual, grupo ao qual pertenço. Mas seu interesse sobre o assunto vem de anos anteriores.
Ela também foi  coautora do livro "Minorias Sexuais: Direitos e Preconceitos" — coordenado por Tereza Rodrigues Vieira —, no qual escreveu um capítulo sobre pessoas assexuais denominado "Assexualidade e medicalízação na mídia televisiva norte-americana. A obra foi lançada em 2012.
Entrei em contato com a doutora Elisabete, em 2004, pela antiga rede social, Orkut, onde eu participava de grupo sobre pessoas aces.
Logo a mídia passou a chamar tanto ela quanto eu para entrevistas sobre o assunto.
O primeiro programa de TV onde eu e a doutora Elisabete falamos sobre assexualidade foi Domingo Espetacular, da Rede Record, em 2009.
Depois participamos das entrevistas das seguintes revistas, sites e jornais: Viver Melhor, Superinteressante, Aplause, Correio Braziliense, Lado B e Bem Paraná.
A doutora Regina também deu uma entrevista para o programa da Marília Gabriela.
O trabalho desta professora, sobre a assexualidade, é de extrema importância. Pois esclarece muitos aspectos e combate o preconceito. Sem falar que ela foi uma das pioneiras ao tratar do assunto no Brasil, um país considerado sensual ao extremo.
Luciana do Rocio Mallon





Nenhum comentário:

Postar um comentário