sexta-feira, 28 de maio de 2021

Lenda da Dançarina dos Snujis

 

Lenda da Dançarina dos Snujs(Por Luciana do Rocio Mallon)

No Antigo Egito, numa cidade chamada Bubast, existia uma sacerdotisa chamada Berenice que gostava de dançar e escrever Poesia. Porém, ás vezes, ela ficava chateada porque era muito desastrada. Uma vez por ano, havia uma festa que homenageava as deusas femininas. Então as sacerdotisas deixavam as clausuras dos templos para desfilar em homenagem às deusas até a direção do Rio Nilo. Nesta comemoração as moças cantavam, dançavam, queimavam incensos e tocavam instrumentos como: liras, tambores e sinos.

Num destes eventos, Berenice tocava sinos em cada uma de suas mãos. Mas no meio do desfile, de repente, ela escorregou, os sinos caíram no chão e se transformaram em quatro pequenos pratos com uma espécie de elástico no meio. Assim, a donzela envergonhada clamou:

- Deusa Bastet, por favor, me perdoe!

Então a deusa apareceu:

- É claro que perdoo, pois sou a protetora das dançarinas, das babás e das pessoas tímidas que se atrapalham em público. Por isto, os velhos sinos caíram e se transformaram em címbalos. Assim, coloque um par destes pratinhos em cada mão, vá tocando conforme o ritmo e dance ao mesmo tempo. Desta maneira, você expulsará os maus espíritos.

Berenice obedeceu à Bastet. Deste jeito dançou com os címbalos graciosamente às margens do Rio Nilo. Então, surgiram os snujs.

Luciana do Rocio Mallon

#snujs #dança #dançadoventre

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário