sexta-feira, 7 de maio de 2021

A Importância dos Animais de Estimação, no Combate à Depressão, Durante a Pandemia

 

A Importância dos Animais de Estimação, no Combate à Depressão, Durante a Pandemia

 

Profissionais de saúde mental defendem os bichos de estimação como uma das armas no combate contra a Depressão. Segundo os especialistas, ter um animal ameniza a sensação de solidão ruim, além de liberar substâncias benéficas como: dopamina, serotonina e oxitocina que liberam sensação de prazer. Sem falar, que os animais fazem com que as pessoas mexam o corpo fisicamente, pois elas tem que dar banho nos bichos e oferecer comida. Além disto, possuir um animal é uma troca de energia benéfica porque é dar e receber amor, que é um sentimento curativo.

Durante a pandemia, os animais têm ajudado muitas pessoas no aspecto físico e mental. Aqui, tomarei como exemplo, uma senhora solteira de 65 anos, que mora sozinha com o cachorro de estimação e para preservar sua identidade, irei chama-la de Maria.

Maria vive numa casa, num bairro de Curitiba e sua única companhia é o cão de estimação. Mesmo aposentada, ela faz peças de tricô e crochê para vender aos clientes. Quando a pandemia começou, esta idosa se isolou ao máximo pedindo as compras apenas por delivery e passando seus produtos, por cima do portão, para seus clientes. Neste isolamento, numa tarde, Maria tropeçou e caiu. Porém seu cachorro latiu, sem parar, pedindo socorro. As crianças do vizinho, estranharam a quantidade de latidos, pularam o muro e socorreram a anciã. Após o ocorrido, esta senhora afirmou que ainda não desistiu da vida graças à amizade do seu bicho. Aliás, Maria confessou que se sente estimulada a fazer exercícios físicos no seu quintal graças à companhia do cachorro.

Porém, aconselho a ter um bicho de estimação, somente quem possui amor e condições de cuidar de um. Pois qualquer animal é um ser vivo e requer reponsabilidade.

Conforme pesquisas, aumentou o número de adoção de bichos abandonados durante a pandemia. Pois famílias notaram que animais são excelentes companhias para as crianças, que ficaram sem escolas, durante este período.

Só espero que quando as aulas presenciais voltarem, estas famílias não abandonem os bichos.

Você mora só e se sente triste durante a pandemia?

Então, que tal adotar um animal de estimação?

Pode ser uma excelente ideia.

Luciana do Rocio Mallon

#animais #bichos #pandemia


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário