sábado, 29 de maio de 2021

Lenda da Bailarina da Dança do Trigo

Lenda da Bailarina da Dança do Trigo

Vocês já viram aquele meme onde uma moça aparece, num labirinto cheio de trigo, com um ponto de interrogação na cabeça dizendo:

- Será que estou intrigada?

Este meme por mais divertido que pareça, tem um fundo de verdade.

Numa aula, no curso de Letras da UFPR, o professor Antônio Sandmann disse:

- As palavras: “intrigante” e “intrigado” têm a origem na palavra trigo que veio do latim “triticum”.

Na Mitologia quem desafiava Demeter, a deusa do Trigo, era colocado num labirinto dentro de um trigal por esta entidade. Então, no meio do desespero, Demeter fazia perguntas à criatura para deixar sua cabeça confusa. Por causa, deste mito, nasceu a palavra “intrigado”.

Historiadores dizem que, na Idade Antiga, quando um grupo queria tramar planos contra alguém, reunia-se no meio da plantação de trigo, fato que gerou a palavra “intriga”.

Já notou que nas embalagens das panificadoras, ás vezes, vem a figura de uma camponesa dançando com trigos nas mãos?

Este desenho tem origem numa lenda antiga:

Sílvia estava caminhando pela estrada. Mas, de repente, viu que um homem estava perseguindo a sua pessoa. Assim, se escondeu no meio de uma plantação de trigo.

Como um raio, uma moça apareceu:

- Sou a deusa do trigo!

- Como ousa entrar, nesta plantação, sem pedir permissão a mim ?

A garota explicou:

- Um homem estava me perseguindo e resolvi me esconder aqui.

A deusa exclamou:

- Só deixarei você sair viva se fizer um espetáculo para mim, agora e montar um festival, depois, em minha homenagem se eu lhe libertar!

Então a menina pegou trigos e começou a dançar com eles. A deusa gostou e libertou Sílvia, que montou um evento em homenagem à deusa onde camponesas dançavam com trigo nas mãos.

Como sou bailarina, também danço com trigos nas mãos. Brevemente mostrarei esta dança nas minhas redes sociais.

Luciana do Rocio Mallon

#lendas #mitologia #folclore #trigo #AntônioSandmman


Nenhum comentário:

Postar um comentário