sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Reinventando a Arte no Centro Cultural Gabriela Valentina

Reinventando a Arte no Centro Cultural Gabriela Valentina
Hoje, foi dia de aula de Dança no Centro Cultural Gabriela Valentina.
Depois da aula teve uma apresentação de teatro com o grupo Uva-Passa.
O nome da peça era Reinventando Arte dirigida por Rita Bender.
O cartaz de propaganda da peça foi significativo porque tinha um par de sapatos vermelhos, que foi o principal detalhe do texto.
A história falou de uma casa noturna, com artistas da terceira idade, que estava prestes à falência. Entre os funcionários existia uma zeladora talentosa que amava calçar sapatos vermelhos, mas que não era notada, pelos colegas, por puro preconceito, pelo simples fato dela ser uma faxineira.
Alguns funcionários descobriram que nas outras boates havia dançarinas, cantoras jovens e atribuíram isto ao fracasso do estabelecimento. Então os proprietários resolveram abrir um teste de elencos para novos artistas. Assim a zeladora se disfarçou com roupas e maquiagens, mas manteve os mesmos sapatos vermelhos. Deste jeito, ela apareceu para o teste e acabou agradando a todos.
No meio da seleção, os funcionários concluíram que era necessário que eles mesmos reinventassem a Arte, apesar da idade avançada, e assim montaram um novo show.
No final, a faxineira confessou que participou da prova disfarçada e seu talento, finalmente, foi reconhecido por todos.
A principal mensagem da peça foi que os idosos têm seus talentos e devem ser respeitados. A outra mensagem foi que quando tudo parece estar perdido, a melhor alternativa é usar a criatividade.
Um aspecto interessante foram os sapatos vermelhos usados pela zeladora. Pois eles lembram os sapatos vermelhos da Dorothy do Mágico de Oz que representam o despertar para a realidade. Pois na peça, Reinventando a Arte, a casa noturna só voltou a prosperar quando todos abriram os olhares para a realidade.
Outro detalhe peculiar é que o nome da companhia é Uva-Passa, pois a uva é uma fruta que não envelhece como os artistas da terceira idade que se reinventam.
Os diretores e atores estão de parabéns pela encenação da peça Reinventando a Arte.
Convido o pessoal para conhecer o Centro Cultural Gabriela Valentina, um local onde tem aulas de: Dança, Xadrez, Teatro e Inglês.
Luciana do Rocio Mallon














Nenhum comentário:

Postar um comentário