quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Lenda do Unicórnio de Natal do Carrossel do Passeio Público

Lenda do Unicórnio de Natal do Carrossel do Passeio Público
Zé morava, em Curitiba, com seus pais e sua avó que passava horas tricotando uma colcha gigante da cor azul-marinho. Um dia ele perguntou à idosa:
- Por que a senhora vive trancada, no quarto, tricotando esta colcha gigante da cor azul-marinho?
Ela respondeu:
- É para enfeitar o céu quando eu partir. Na verdade, o nome correto não é azul-marinho e sim azul-noturno. Pois a noite não é preta porque ela possui a cor azul-noturno. Porém só poderei partir depois que eu finalizar esta colcha mágica com uma agulha especial: um chifre de unicórnio verdadeiro.
O menino disse:
- Se eu pudesse dar um chifre de unicórnio de Natal para a senhora, eu dava.
Mas os pais de Zé viviam dizendo:
- Não dê bola para as coisas que a sua vó diz. Pois ela tem Mal de Alzheimer.
Porém o garoto passou a pensar:
- Onde conseguirei um chifre de unicórnio verdadeiro?
Em dezembro, o menino foi ao Passeio Público porque diziam que havia um carrossel de Natal lá. Todos os cavalos do brinquedo eram normais. Porém havia um que era unicórnio. Zé se sentou nele e pensou:
- E se eu levar o chifre deste unicórnio para minha vó?
- Mas isto seria vandalismo!
Então o menino acariciou o chifre do brinquedo e disse:
- Por favor, realize o sonho da minha vó!
Quando Zé chegou, em sua residência, existia um chifre de unicórnio em sua cama. Ele não pensou duas vezes e entregou o objeto para sua avó, que com um passe de mágica passou a tricotar com o chifre.
Assim, garoto foi tomar água. Mas quando voltou ao quarto da anciã ela estava desmaiada e morta.
Na mesma noite, ele abriu a janela e viu que havia uma constelação em formato de unicórnio. Ele observou a estrela mais brilhante e viu que tinha o rosto da sua vó que disse:
- Obrigada por me ajudar, Zé!
- Eu não aguentava mais este mundo de ilusão. Além disto, chegou a minha hora.
- Santo Agostinho já dizia que a morte não existe, pois ela apenas é uma viagem.
- Agora eu moro na constelação de Unicórnio. Alguns dizem que é constelação de Pégaso, mas é de Unicórnio porque eu formo o chifre, do animal, que aparece de vez em quando.
Deste jeito, Zé soube que o carrossel, do Passeio Público, duraria até o Natal. Assim mobilizou seus amigos nas redes sociais para que o brinquedo durasse até a volta às aulas. As autoridades competentes ouviram o pedido e agora o carrossel ficará no Passeio Público até o aniversário de Curitiba.
Luciana do Rocio Mallon



Nenhum comentário:

Postar um comentário