quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Lenda do Papai Noel do Clube de Xadrez de Curitiba

 

Lenda do Papai Noel do Clube de Xadrez de Curitiba

Esta lenda foi contada, durante minha infância, pelo meu tio-avô, Osmar, e ele me autorizou a passar para a frente.

Reza a lenda que, há muitos anos atrás, um senhor obeso de barba comprida costumava frequentar o Clube de Xadrez, de Curitiba, que ficava num prédio da Rua Quinze de Novembro bem no Centro da capital do Paraná.

O problema é que ele sempre carregava um saco nas costas e isto causava muitos buchichos.

Um dia meu tio-avô, Osmar, que na época era adolescente resolveu frequentar o local para aprender xadrez, mas ele sempre notava a presença daquele senhor misterioso. Então o jovem perguntou ao seu amigo Oscar:

- Quem é aquele idoso barbudo que sempre vem jogar com um saco nas costas?

O rapaz respondeu:

- Aquele é o seu Nicolau. Dizem que ele carrega o saco nas costas porque, no fundo, é o homem do saco em forma de Krampus, o lado obscuro do Papai Noel. Porém que no Natal ele vira um bom velhinho e distribui presentes caros para as crianças que frequentam o Clube de Xadrez.

O adolescente comentou:

- Bem que eu desconfiava que o disfarce Papai Noel era o Homem do Saco.

Então Osmar se aproximou e pediu para que o idoso ensinasse o pobre a jogar xadrez. O ancião foi bom professor e na confraternização de Natal ele deu presentes preciosos às pessoas que frequentavam o local.

Porém, no final da festa, Osmar e Oscar resolveram seguir o idoso. Assim os dois viram Nicolau entrando no Cemitério São Francisco de Paula. Os moços seguiram o idoso, mas não encontram nem sequer a sua sombra.

Em 2018 fui dar aulas de Dança num salão no mesmo corredor do Clube de Xadrez. Em dezembro de 2021, uma aluna falou que viu um idoso olhando para ela do palco. Mas que, de repente, se evaporou.

Luciana do Rocio Mallon

#lendas #LendasdeNatal #lendascuritibanas

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário