Como uma Dona de Brechó Deve Lidar Com Clientes Espertos
Sou Luciana do Rocio Mallon, blogueira de Moda, e estou escrevendo
um artigo sobre: Como Montar um Brechó Durante e Pós Pandemia, com a parceria
da Guihost, que tem ótimas soluções em Informática.
Nos capítulos anteriores expliquei como lidar com fregueses
difíceis. Hoje falarei como agir com clientes espertos.
Clientes Que Compram uma Peça e Querem Trocar Toda a Semana:
Quando eu trabalhava em loja, uma cliente comprou uma blusa e
perguntou:
- Se eu chegar em casa e não servir, posso trocar?
Respondi:
- Sim, a senhora tem uma semana para trocar.
Após isto, na rede social, vi a freguesa com a roupa da loja
muito à vontade na balada.
Porém, na outra semana a moça alegou que a peça não serviu e
daí trocou por uma calça. Uma semana depois, reclamou que a calça não combinou
e trocou por top. Só que ela não parou de trocar. O pior é que a dama sempre postava
fotos nas redes sociais vestindo os produtos.
Comentei o caso com a gerente e ela decidiu que toda a
cliente que desejasse realizar uma troca, passaria por um cadastro, onde era
pedido: CPF, RG, endereço, número do telefone de trabalho, redes sociais e mais
dois nomes para referência. Depois deste procedimento a moça “trocadeira” nunca
mais voltou à loja para trocar.
Abordando Gatunas Sem Violência:
Na época, em que trabalhava como vendedora, vi uma mulher
colocando peças dentro da sua calça. Então, peguei uma cestinha e entreguei à
jovem:
- A senhora colocou o produto da loja em local inadequado,
gostaria de uma cestinha?
- Poderia dar licença para que eu retire o produto do local?
- Se precisar, posso chamar o segurança para que a senhora
sinta-se mais segura.
- Não se esqueça: se não tiver dinheiro no momento, aceitamos
cartão e temos crediário.
Nunca Esqueça de Valorizar os Produtos do Seu Brechó:
Sou blogueira de troca. Então, nesta pandemia, resolvi
permutar peças de brechó por serviços gráficos. Mandei fotos dos produtos para
a moça escolher junto com o texto redigido por mim, sem erros de Português,
para esta profissional colocar na Arte.
Ela me entregou os serviços com erros de Língua Portuguesa.
Porém não reclamei e dei as roupas. Depois ela me mandou mensagem dizendo que
as roupas eram antigas. Assim, ofereci mais uma peça como cortesia. Porém a
jovem não aceitou. O correto seria argumentar que peças de brechó tem valor.
Afinal, foram roupas que marcaram época. Aliás, toda a dona de brechó tem o
trabalho delicado de garimpar e estudar cada produto. Além da colaborar com o
meio-ambiente através da reciclagem. Afinal, estas atividades devem ser valorizadas
pela sociedade.
Nunca se esqueça: sempre evite violência ao abordar uma
freguesa esperta.
Luciana do Rocio Mallon & GUI da
Equipe Guihost. https://www.guihost.com.br
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