domingo, 31 de maio de 2020

Para Consolar um Amigo, Uso o Método do Espelho ou do Silêncio, Mas Qual Você Prefere?

Para Consolar um Amigo, Uso o Método do Espelho ou do Silêncio, Mas Qual Você Prefere?
Desde criança gosto de consolar amigos que passam por dificuldades. Antes de ser um ato de empatia, isto faz parte do instinto dos mamíferos. Se você for a uma fazenda, verá que quando um cavalo ou uma vaca estão melancólicos ou se machucam, um outro cavalo ou outra vaca se aproxima do amigo com a intenção de ajudar.
Aos cinco anos de idade, quando uma colega se machucava e caía no chão, eu estendia a mão e perguntava:
- Machucou-se?
A mesma coisa acontecia quando uma amiga ficava triste.
O problema é que depois de adulta, nestas situações, passei a usar dois métodos: espelho e silêncio. Porém, estas duas técnicas servem para públicos com personalidades diferentes e por isto, sem querer, acabo cometendo gafes.
Confesso que tenho preferência pelo método do espelho porque, para mim, o silêncio é algo frio.
A técnica do espelho acontece quando um amigo conta um problema e você responde relatando que situação semelhante também aconteceu com você. Para minha personalidade, isto é incrível. Pois cada um se espelha na alma do outro. Porém tem gente que odeia esta técnica porque para algumas personalidades passa a impressão errônea de que desejo fazer uma competição de desgraças, fato que não é a intenção real. Mas aqui é necessário compreender o temperamento do próximo e partir para a técnica do silêncio, que consiste em apenas ouvir o ser humano sem emitir opiniões. Afinal, há pessoas que não querem conversar porque apenas sentem a necessidade de serem ouvidas e qualquer opinião pode ferir o raciocínio e o desabafo delas.
Assim, estou com os braços abertos para consolar você.
Mas gostaria, com todo o respeito, que a sua pessoa me respondesse, nos comentários, qual método prefere:
- Silêncio ou espelho?
Luciana do Rocio Mallon



Nenhum comentário:

Postar um comentário