terça-feira, 26 de maio de 2020

Lojas de Rua e Shoppings Me Ensinaram o Valor Humano do Trabalho

Lojas de Rua e Shoppings Me Ensinaram o Valor Humano do Trabalho
Estou triste ao ver shoppings indo à falência e lojas de rua fechando de vez.
Pois foi trabalhando nestes lugares que ganhei os meus primeiros trocados. Afinal lojas não vendem apenas coisas, elas abrem sonhos.
Quando eu era criança, as crianças gostavam de brincar de casinha, de médico, de professora, etc. Já, eu, gostava de brincar de dona de loja.
Eu dava um certo desgosto aos adultos quando me perguntavam:
- O que você vai ser quando crescer?
Daí eu respondia:
- Dona de loja.
Dava para ver a cara de decepção nos mais velhos. Talvez esperassem uma profissão considerada mais “glamorosa” como: médica, advogada, engenheira, etc.
Mas eu não me importava com este detalhe.
Fiz faculdade de Letras porque adultos esperavam que eu fosse professora.
Porém nunca deixei de estar num balcão de loja para servir o próximo.
Comecei vendendo os produtos que minha avó trazia do Paraguai na escola e nas quadras onde morei.
Depois trabalhei como contínua na Centerfones, balconista da Esa Básica Magazine, vendedora na Craque Calçados, promotora de cartão na Marisa e em mais lojas famosas que fizeram parte da cidade.
Foi trabalhando no comércio que aprendi que o gosto do freguês vale mais do que qualquer propaganda na TV e que o estoque deve ser organizado para facilitar a procura e a não perder nenhuma venda. Lá aprendi a respeitar e a ser respeitada.
Hoje, por causa do Corona, muitos comércios de rua viraram apenas páginas virtuais perdendo uma parte sentimental, principalmente, do contato humano com o vendedor e o cliente. Pois muitas freguesas iam até as lojas somente para conversar comigo e acabavam comprando algo sem querer.
Antes que me xinguem, ressalvo que o amor que sinto pelo comércio não tem nada a ver com fascismo ou direitismo como já me acusaram. Pois é uma paixão onde trabalho e esperança entram.
No futuro, ainda sonho em ter uma loja física onde receberei e darei carinho aos amigos. No momento não tenho w-fi para realizar tarefas ágeis no comércio virtual. Trabalhar com vendas físicas e presenciais é descobrir vários universos dentro de mundos diferentes.
Luciana do Rocio Mallon



Nenhum comentário:

Postar um comentário