quarta-feira, 29 de maio de 2019

Comercial da Renault Dá Final ao Desenho Caverna do Dragão


Comercial da Renault Dá Final ao Desenho Caverna do Dragão
Neste mês de maio uma propaganda de TV surpreendeu quem foi criança nos anos 80: a Renault apresentou um suposto final para o desenho Caverna do Dragão.
Para quem não é desta época, explicarei sobre o que se trata: Caverna do Dragão era um desenho animado repleto de elementos místicos onde havia a mistura de várias mitologias e de diversas seitas, principalmente, da Maçonaria.
Inclusive lembro que alguns amiguinhos que eram evangélicos foram proibidos pelos pais de assistir a esta animação.
Graças a Deus, não tive este problema. Fui criada com rigidez porque não podia namorar e nem ir aos bailes. Porém, ainda bem, que Caverna do Dragão minha família deixava eu assistir.
O enredo era o seguinte: seis adolescentes entraram num trem fantasma que levou os pobres a um universo paralelo. Lá eles tentavam trilhar o caminho de volta à Terra. Mas eram impedidos pelo Vingador e pelo Dragão. Porém eles eram ajudados por um velhinho chamado Mestre dos Magos. O interessante é que sempre quando os jovens estavam prestes a encontrar o caminho para a casa, acontecia algo com a “unicórnia” Uni, que impedia estes adolescentes de voltarem ao seu mundo original.
O problema é que esta série nunca chegou a um capítulo final. Inclusive surgiu a lenda que neste século seria realizado um filme, da Caverna do Dragão, com atores de carne e osso, onde o final do desenho seria desvendado.
Ainda nos anos 80 surgiu o boato de que o final deste desenho foi censurado no Brasil porque, no fim, os adolescentes descobrem que tinham morrido e foram parar no Umbral, uma espécie de purgatório. Mas esta notícia foi desmentida pelos próprios roteiristas na época.
O comercial da Renault, de maio de 2019, trouxe muita polêmica. Na propaganda, os adolescentes fogem, dos monstros, num carro da Renault e voltam para o parque de diversões na Terra. Inclusive esotéricos falaram que a cena faz intertextualidade com o apocalipse, principalmente, por causa do dragão e do fogo. Estes comentários fazem todo o sentido.
Mas o pior foi o pessoal da política. Pois tanto a galera de Direita quanto a de Esquerda reclamou da propaganda.
Algumas pessoas, vidradas em política, acharam que o Mestre dos Magos era a cara do falecido Ulisses Guimarães. Já, outros acharam o Henck, o líder do grupo, parecido com o Sérgio Moro. Alguns disseram que a Diana estava igual à cantora Ludmila.
Como não sou fisionomista, prefiro não comentar estas supostas semelhanças.
O problema é que no final a Uni aparece perto de um carrossel e o vilão, Vingador, surge disfarçado de um policial montado a cavalo. Esotéricos falaram que isto aconteceu porque o Vingador era uma espécie de guardião do Umbral.
Polêmicas à parte, o comercial trouxe muitas saudades do desenho mais místico dos anos 80.
Luciana do Rocio Mallon







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