Comercial da Renault Dá Final ao Desenho Caverna do Dragão
Neste mês de maio uma propaganda de TV surpreendeu quem foi
criança nos anos 80: a Renault apresentou um suposto final para o desenho
Caverna do Dragão.
Para quem não é desta época, explicarei sobre o que se trata:
Caverna do Dragão era um desenho animado repleto de elementos místicos onde
havia a mistura de várias mitologias e de diversas seitas, principalmente, da
Maçonaria.
Inclusive lembro que alguns amiguinhos que eram evangélicos
foram proibidos pelos pais de assistir a esta animação.
Graças a Deus, não tive este problema. Fui criada com rigidez
porque não podia namorar e nem ir aos bailes. Porém, ainda bem, que Caverna do
Dragão minha família deixava eu assistir.
O enredo era o seguinte: seis adolescentes entraram num trem
fantasma que levou os pobres a um universo paralelo. Lá eles tentavam trilhar o
caminho de volta à Terra. Mas eram impedidos pelo Vingador e pelo Dragão. Porém
eles eram ajudados por um velhinho chamado Mestre dos Magos. O interessante é
que sempre quando os jovens estavam prestes a encontrar o caminho para a casa,
acontecia algo com a “unicórnia” Uni, que impedia estes adolescentes de
voltarem ao seu mundo original.
O problema é que esta série nunca chegou a um capítulo final.
Inclusive surgiu a lenda que neste século seria realizado um filme, da Caverna
do Dragão, com atores de carne e osso, onde o final do desenho seria
desvendado.
Ainda nos anos 80 surgiu o boato de que o final deste desenho
foi censurado no Brasil porque, no fim, os adolescentes descobrem que tinham
morrido e foram parar no Umbral, uma espécie de purgatório. Mas esta notícia
foi desmentida pelos próprios roteiristas na época.
O comercial da Renault, de maio de 2019, trouxe muita
polêmica. Na propaganda, os adolescentes fogem, dos monstros, num carro da
Renault e voltam para o parque de diversões na Terra. Inclusive esotéricos
falaram que a cena faz intertextualidade com o apocalipse, principalmente, por
causa do dragão e do fogo. Estes comentários fazem todo o sentido.
Mas o pior foi o pessoal da política. Pois tanto a galera de
Direita quanto a de Esquerda reclamou da propaganda.
Algumas pessoas, vidradas em política, acharam que o Mestre
dos Magos era a cara do falecido Ulisses Guimarães. Já, outros acharam o Henck,
o líder do grupo, parecido com o Sérgio Moro. Alguns disseram que a Diana
estava igual à cantora Ludmila.
Como não sou fisionomista, prefiro não comentar estas
supostas semelhanças.
O problema é que no final a Uni aparece perto de um carrossel
e o vilão, Vingador, surge disfarçado de um policial montado a cavalo.
Esotéricos falaram que isto aconteceu porque o Vingador era uma espécie de
guardião do Umbral.
Polêmicas à parte, o comercial trouxe muitas saudades do
desenho mais místico dos anos 80.
Luciana do Rocio Mallon
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