sábado, 17 de outubro de 2020

Sobre a Jovem Que Foi Maltratada ao Pedir Emprego

 

Sobre a Jovem Que Foi Maltratada ao Pedir Emprego

Nesta semana, um assunto polêmico tomou conta das redes sociais: o caso de uma jovem quem foi maltratada ao pedir emprego numa loja famosa.

Assim, recebi mensagens dos fãs para comentar sobre o assunto.

Em primeiro lugar, gostaria de pedir para a moça não desanimar. Em segundo, gostaria de dizer a todos que situações semelhantes já aconteceram comigo.

Em 1999, eu era jovem e procurava emprego. Então entrei numa loja de sapatos, falei que estava interessada em trabalhar como vendedora, pois havia um cartaz na vitrine. Mas a gerente falou que a minha carteira de trabalho estava branca e disse que sem carteira assassinada, eu não conseguiria nem emprego de vendedora de papel higiênico. Deste jeito, ela rasgou meu currículo na minha frente. Por isto, saí triste do estabelecimento. Meses depois esta mesma loja fechou.

Naquela época era moda um teste de seleção chamado, Dinâmica de Grupo, onde infelizmente alguns recrutadores se aproveitavam para humilhar os desempregados. Em uma destas dinâmicas, o candidato tinha que segurar um fósforo na mão e contar a sua vida profissional antes do fósforo queimar seu dedo.

Também, em 1999, havia uma escola de línguas, que toda a semana colocava o mesmo anúncio no jornal:

“ – Jovens, Ganhem 1000 reais.”

Fui até o local, percebi que não era para dar aulas e nem para trabalhar na recepção, fato que achei estranho. O recrutador falou que haveria uma semana de treinamento. Só na sexta-feira foi revelado que era para vender o curso na rua e ganhar só a comissão. Mas primeiro seria feito um teste e quem vendesse mais ficaria com a vaga.

Assim, vendi uns 24 cursos e me falaram que não cumpri a cota. Minha amiga que vendeu mais, também não passou.

Porém na semana seguinte o mesmo anúncio estava no jornal.

Um tanto suspeito, né?

Porém, eu aconselho a moça e todos os jovens desempregados que não desistam dos seus sonhos.

Aqui é bom lembrar que personalidades famosas já foram maltratadas, também, na procura de emprego. O grupo, The Beatles, já foi humilhado por um dono de gravadora que falou que eles nunca fariam sucesso. Assim, estes músicos procuraram outro local que acreditou neles e o grupo se tornou famoso. Sílvio Santos, no seu começo de carreira, já foi rejeitado em muitos empregos, mas hoje ele é um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil. Eu poderia citar uma lista de personalidades, porém passaria dias digitando...

Por isto, não desistam dos seus sonhos. Aliás, uma gerente de uma loja disse que eu não servia nem para vender papel higiênico. O tempo passou, hoje vendo e escrevo livros levando papéis com cultura e esperança para o povo.

Luciana do Rocio Mallon

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jWeNZ3ACd2E

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário