quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Origem das Simpatias

 

Origem das Simpatias

Hoje recebi as seguintes mensagens:

- Tia Lu, vi você na TV falando sobre superstições e eu gostaria de saber a origem das simpatias.

- Tia Lu, como surgiram as simpatias?

Minha resposta:

- As simpatias surgiram, há muito tempo, já com os homens das cavernas. Pois eles observavam a natureza: chuva, Sol, Lua, etc. Então eles passaram a tratar os elementos desta mesma natureza como se fossem deuses, por exemplos: deus Sol, deusa Lua, etc.

Assim para cada criatura da natureza existia um ritual baseado em observações. Pois cada deus aprovava certas atitudes humanas que agradavam ao seu ego. Deste jeito surgiram as religiões politeístas e junto com elas as superstições, simpatias, feitiços e lendas.

Em algumas civilizações antigas acreditava-se que passando um milho na verruga e dando para o galo comer, ela desaparecia. Pois nestas regiões, o galo era considerado um animal místico porque cantava ao primeiro raio de Sol e há uma lenda dizendo que tudo que é esfregado no milho, que o galo come, é capaz de sumir.

Ainda sobre o milho, em outras civilizações antigas havia o Deus do Milho que tinha a capacidade de acabar com a incontinência urinária de crianças e idosos. Pois o banho de assento com a folha deste vegetal acabava com a cistite e outras infecções urinárias. Este banho de assento, realmente, nunca teve comprovação científica, mas conheci pessoas que tinham problemas de bexiga e ficaram aliviadas após este ritual.

Existe a simpatia de colocar um fio vermelho enrolado na testa da criança para parar com o soluço. Esta magia tem origem na Antiga India. Pois o meio da testa significa o terceiro olho, que abre para a intuição e a cor vermelha, por ser quente, possui a fama de acabar com a inveja alheia.  Aliás, já vi bebês pararem de soluçar depois deste ritual.

Nas minhas redes sociais sempre estou escrevendo lendas que possuem relações com simpatias e magias. Portanto, me siga na Internet.

Luciana do Rocio Mallon

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário