quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Lenda da Cigana Que Fazia Roupa Tie Dye

 

 Lenda da Cigana Que Fazia Roupa Tie Dye

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou escritora, pesquisadora de causos populares e trouxe a Vesteterapia, terapia através das roupas para o Brasil.

Dias atrás escrevi sobre a moda que tomou conta de 2020, nestes tempos de pandemia: tie dye, que é colorida e dá impressão que um pintor jogou tintas na roupa para formar uma linda mistura de cores. Alguns historiadores dizem que na Idade Antiga, os ciganos levaram o tie dye para o mundo. Então, recebi várias mensagens perguntando:

- Há alguma lenda associando o povo cigano com a moda tie dye?

- Existe a lenda da cigana da moda tie dye?

Minha resposta:

Sim, tudo isto existe e eu contarei a Lenda da Cigana Que Fazia Tie Die, abaixo:

Na Idade Antiga, uma caravana cigana passou pela região do Rajastão na Índia. Então a cigana Taís Daiana ficou encantada com uma técnica que as mulheres indianas tinham para colorir as roupas que consistia em amarrar as peças em barbantes e mergulhar estas mesmas roupas em bacias com corantes naturais coloridos. Deste jeito, Taís levou a técnica para sua caravana que continuou dando a volta em vários lugares do mundo.

Numa manhã, já na Europa, a caravana chegou a uma aldeia, chamada Gray Ville, onde as pessoas só vestiam roupas brancas, pretas ou cinzas. Taís achou isto muito triste. Desta maneira, resolveu vender suas roupas coloridas e ensinar a técnica de colorir para outras mulheres da aldeia. Logo as moças do local amaram a nova forma do tingimento de peças e começaram a cantar assim:

- Tie dye!

- Tie dye!

A rainha ficou sabendo e não gostou nada da ideia. Então pediu aos guardas para que trouxessem a cigana para o palácio. Mas quando ela foi ralhar com Taís, esta moça ofereceu-lhe um lindo vestido, colorido com a técnica maravilhosa que aprendeu na Índia. Assim, na mesma hora, a rainha experimentou o presente, se olhou no espelho, ficou encantada e liberou a cigana junto com a fabricação de suas roupas alegres. A partir deste momento Gray Ville passou a se chamar Color Ville e a técnica de colorir roupas com barbantes junto com corantes recebeu o apelido de tie dye. Pois tie significa amarrar e dye quer dizer tingir.

Luciana do Rocio Mallon

 

 

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário