sábado, 11 de fevereiro de 2017

Lenda da Flor Chamada Moça Velha(Corrigida)

Lenda da Flor Chamada Moça Velha
Reza a lenda que anos atrás, no México, existia uma jovem chamada Virgínia que não queria se casar e nem deixava que homens se aproximassem dela. Por isto, seus parentes sempre diziam:
- Se você não se casar, virará uma moça velha!
Um dia esta donzela estava passeando pelo jardim quando, de repente, avistou uma entidade que disse:
- Sou Xanteca, a deusa da virgindade, da família, do fogo, da pureza e protetora dos injustiçados.  Quando os maias e os astecas habitavam estas terras, os humanos fizeram um templo para mim. Mas toda esta tradição foi esquecida. Do alto do céu, observei seu comportamento digno e a forma com que as pessoas más maltratam você. Por isto, escolhi sua pessoa para construir um templo secreto em minha devoção e tornar-se a sacerdotisa deste lugar. Porém a surpresa não para por aí. Pois quando você morrer, virará uma linda flor com poderes curativos.
Deste jeito Virgínia construiu o templo secreto de Xanteca e comandou todos os rituais. O tempo passou e esta mulher morreu idosa quando passeava em um jardim. Então quando foi enterrada, dias depois na terra onde estava seu túmulo, nasceu uma linda flor desconhecida. Mas os preconceituosos e maldosos apelidaram a nova planta de moça velha por ela ter surgido em cima da sepultura de uma senhora que morreu virgem.
Reza a lenda, que naquele tempo, esta flor passou a surgir em cima das terras onde as senhoras virgens eram sepultadas. Hoje esta flor é conhecida pelo nome de Zínia. Diz o mito que é bom ter uma planta destas no jardim, pois ela afasta a depressão e a libido. Algumas pessoas, também, falam que quando uma Zínia aparece no túmulo de uma donzela que nunca se casou é sinal de que ela era virgem e bondosa.
Luciana do Rocio Mallon






Nenhum comentário:

Postar um comentário