segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Lenda da Dança Beryoska

 

Lenda da Dança Beryoska

 

Anos atrás, fiz o curso de uma dança chamada, Beryoska, onde a bailarina baila com saia comprida, na meia-ponta e por isso parece que tem rodinhas nos pés.

A professora, Tatiana, contou que existem várias lendas para o surgimento dessa Dança e que muitas delas, por terem origens orais, não foram publicadas em livros. Além disso, muitas lendas sobre essa mesma Dança, se perderam com o tempo.

Assim a ministrante do curso contou mais de dez lendas sobre o surgimento da Beryoska.

Citarei abaixo a versão de que mais gostei:

Na Idade Antiga, numa região onde hoje é a Rússia, uma moça foi obrigada pela família a se casar com um homem ruim e ciumento.

Assim o casal foi morar longe da aldeia, perto de um bosque onde diziam acontecer fenômenos sobrenaturais.

Numa tarde de primavera, a jovem ganhou uma boneca, com rodinha nos pés, de um caixeiro viajante.

Mas o marido viu tudo por trás das árvores. Então à noite, ele matou sua esposa e queimou o corpo da pobre. Depois colocou as cinzas dentro da boneca. Após isso enterrou o brinquedo numa clareira. Porém, nesse mesmo local, uma árvore desconhecida nasceu rapidamente.

Do tronco dessa árvore, surgiu uma voz à noite:

- Queria tanto sair para dançar na aldeia!

A Lua escutou esse pedido e disse:

- Sou a Lua encantada e posso realizar o seu desejo. Mas, como você virou um espírito, dançará como se flutuasse, com as seguintes condições: deverá levar um galho com folhas dessa árvore, em uma mão, para garantir sua missão na Terra e um lenço, na outra mão, para não perder seu vínculo místico comigo.

A mulher afirmou:

- Concordo com as regras!

A Lua ainda completou:

- Você deverá voltar à árvore quando o Sol raiar.

Então, nas noites de Lua Cheia, a alma da falecida voltava ao seu formato de mulher e saia dançar, pela vila, como se tivesse rodas nos pés. Assim, as pessoas que viam a dança, da jovem, ficavam encantadas. Mas quando o Sol nascia, ela voltava para a floresta entrar dentro da árvore desconhecida.

O problema é que várias pessoas passaram a seguir a moça e por isso presenciaram seu espírito entrando dentro da árvore desconhecida que recebeu o nome de Beryoska pelo povo da aldeia.

Dessa maneira, as mulheres da região passaram a imitar a dança desse fantasma e essa mesma dança recebeu o nome de Beryoska.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #Beryoska #dança #lenda

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário