segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Lenda da Dançarina do Ventre do Edifício El Cashbah

 

Lenda da Dançarina do Ventre do Edifício El Cashbah

Em Curitiba, no bairro Juvevê, existe um edifício inspirado num castelo marroquino chamado El Cashbah, que significa fortaleza em algumas línguas.

Na minha juventude, passei com parentes em frente a esse edifício e perguntei a uma vizinha do local:

- Isso é um castelo?

Ela respondeu:

 “- Reza a lenda que, em meados dos anos 70, o engenheiro responsável viajou para o Marrocos e ficou encantado com um castelo de lá. Porém, diz o mito, que nesse palácio morava uma moça que gostava muito de bailar a Dança do Ventre às escondidas. O problema é que, naquela época, esse tipo de dança era proibido no Marrocos.

Um dia, ela foi pega bailando, Dança do Ventre, e por isso foi morta dentro do castelo. Mas antes de falecer a moça exclamou:

 – Um dia alguém construirá esse palácio em outro país e eu serei livre para dançar nele!

Em 1976, um castelo parecido foi construído em Curitiba com lindos vitrais.

Porém, vizinhos passaram a ver a silhueta de uma bailarina, de Dança do Ventre, nas janelas. Já, alguns moradores afirmaram que viram uma dançarina nos corredores, que desaparecia, quando eles se aproximavam.

Nos anos 80, uma academia de Dança se instalou próxima desse palácio. Algumas bailarinas, de Dança do Ventre, afirmaram que foram auxiliadas nos passos, de Dança, por uma moça que desaparecia logo em seguida. Reza a lenda que é o espírito da jovem que vive no castelo. Mas não se preocupe, que ela não faz mal a ninguém. Pois, no máximo, ensina a dançar.”

Luciana do Rocio Mallon

#lendas #lendasurbanas #lendascuritibanas  



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário