terça-feira, 10 de setembro de 2019

Rumbaton, a Nova Dança Sensação do Verão 2020

Rumbaton, a Nova Dança Sensação do Verão 2020
A zumba, ritmo fitness inspirado na música latina, foi a dança mais procurada nas academias de 2017. Já em 2018 foi a vez do K-Pop, dança pop coreana. Mas agora a novidade é Rumbaton, mistura de Rumba com Reggaeton, que tem uma magia especial que muitas pessoas estão precisando neste momento.
Historiadores afirmam que a Rumba de Raiz surgiu no final do século dezenove da mistura do ritmo dos escravos afrodescendentes com os sons dos operários hispânicos, muitos deles descendentes de ciganos. Um dos objetivos da rumba era ironizar a aristocracia e outra meta era divertir as pessoas das classes sociais mais carentes que só tinham a dança e a música como manifestações culturais.
Já o Reggaeton Raiz, mistura de reggae com maratona de rimas faladas, surgiu nos anos 50, no Caribe, numa mistura de RAP em espanhol com batidas de músicas latinas, especialmente a Rumba. As mulheres dançavam em volta, dos poetas, com vestidos floridos rodados e cheios de anáguas embaixo, figurino que lembrava as ciganas espanholas.
Uma música que pode ser considerada um rumbaton é Despacito de Luiz Fonzi, sucesso de 2017. Um detalhe que chamou a atenção é que as coreografias, com esta música, das bailarinas com saias compridas ficaram mais bonitas e harmônicas do que as danças com mulheres de shorts.
Este ano uma música, considerada Rumbaton, que estourou nas academias e que mulheres ficaram lindas dançando com suas saias rodadas chama-se, “Hola, Señorita, dos cantores Maluma e GIMS.
Ainda em 2019, outra canção, também considerada Rumbaton chama-se: “Taki, Taki, Rumba” com DJ Snake e Selena Gomez. Inclusive esta música é tema do personagem Roque da novela A Dona do Pedaço.
A dança com o Rumbaton tem o poder de diminuir a Depressão, liberar endorfina, manter a forma e modelar o corpo. Se o Rumbaton for dançando com saia comprida consegue a magia de conectar a mulher com suas raízes da terra.
Aqui, em Curitiba, há aulas de dança com Rumbaton no Centro Cultural Gabriela Valentina. Rua XV de Novembro, número 266. Nono Andar. Centro. Curitiba.
Assista aos vídeos de dança com Rumbaton:
https://www.youtube.com/watch?v=yMeucaW3NGU&list=PLWy0o60uHTE5A-lh824fKQKbAXrW29T7a&index=3&t=0s
https://www.youtube.com/watch?v=5eoKJm6Q3Y4&list=PLWy0o60uHTE5A-lh824fKQKbAXrW29T7a&index=2&t=0s
Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário:

Postar um comentário