terça-feira, 17 de setembro de 2019

Comercial Mostra o Fim dos Recursos Humanos

Comercial Mostra o Fim dos Recursos Humanos
Há um comercial que me faz temer o futuro. Nesta propaganda um robô, vindo de outro mundo, vai para uma fila que supostamente é de emprego. Então o recrutador diz:
- Aqui se chama recursos humanos e o seu lugar é nos recursos alienígenas.
Esta propaganda me lembra que a tecnologia está tirando o emprego das pessoas pouco a pouco.
Numa loja em Curitiba, já vi um robô pequeno fazendo limpeza. Poxa, esta vaga poderia ser de uma zeladora real que precisa pagar contas concretas.
No campo, lavradores já foram substituídos por máquinas, principalmente, no plantio e na coleita. Isto gerou centenas de pessoas desempregadas.
Agora, estão testando automóveis que dirigem sozinhos pelas ruas, fato que causará desemprego aos motoristas.
Aqui, em Curitiba, muitos cobradores de ônibus perderam seus empregos por causa da implantação da bilhetagem eletrônica. Na mesma cidade, operadores de caixa, vão sendo substituídos pelos serviços “self service.”
O pior é que há entusiastas do avanço da tecnologia que dizem:
- Existirão milhares de emprego na área de Tecnologia no futuro!
Mas o problema é que há poucas escolas profissionalizantes gratuitas para preparar as pessoas, principalmente, as mais humildes para estas vagas. Pois o conhecimento em Tecnologia sempre ficou restrito a uma determinada elite.
O desemprego causado pelo avanço desenfreado da Tecnologia é um dos motivos pelos quais não quero ter filhos. Pois no futuro talvez nem existam empregos para os bebês que nascem agora.
Uma das soluções, para evitar este colapso é o governo oferecer cursos, gratuitos, voltados para a Tecnologia avançada para as pessoas mais humildes. Outro passo a ser dado é o governo estimular o planejamento familiar, principalmente, entre as famílias carentes através de palestras, distribuição de anticoncepcionais, preservativos e liberar a laqueadura para as mulheres que desejarem seja lá qual for a situação delas.
Luciana do Rocio Mallon




Nenhum comentário:

Postar um comentário