domingo, 22 de setembro de 2019

Chá Revelação X Gênero X Unicórnio

Chá Revelação X Gênero X Unicórnio
Dias atrás, fizeram perguntas curiosas:
- Tia Lu, você faria chá revelação se tivesse um bebê?
- A sua pessoa acha que o chá revelação foi criado para combater a ideologia de gênero?
Minha resposta é esta abaixo:
Para começar sou child free, ou seja, não pretendo ter um filho nesta encarnação. Mas se acontecesse, eu não faria igual ao humorista que falou que batizaria a criança com o nome Ariel porque serve para homem, mulher, sereia, peixe ou sabão em pó. Porém eu daria o nome, para minha criança, de Milagre, porque além de servir para homem e para mulher, no meu caso a gestação aconteceria só por um milagre mesmo.
Os chás de bebê começaram na Europa na era vitoriana. Pois era uma forma das mães conseguirem boa parte do enxoval sem gastar muito. Pois as convidadas traziam roupas de bebês.
Naquela época quando alguém perguntava à grávida:
- Você sente que é menino ou menina?
Ela respondia:
- O importante é vir com saúde.
A partir dos anos 80, surgiram exames que permitiam aos pais saberem o sexo biológico do neném.
Mas, voltando ao assunto, pesquisei e vi que Jenna, a americana que fez o primeiro chá revelação não tinha a intenção de ser preconceituosa. Em 2008, ela só fez uma festa para revelar qual seria o gênero biológico do bebê e postou no Youtube. Algumas gestantes acharam o evento interessante e passaram a imitar a atitude da moça. Como os brasileiros curtem imitar os hábitos dos americanos, esta onda chegou ao Brasil. Hoje a filha da criadora do chá de revelação, Bianca, é uma adolescente que veste ternos pelas palavras descritas pela própria mãe.
Hoje os tais chás de revelações estão cada vez mais circenses. Pois em alguns, os convidados são recebidos com dois bolos: um azul e outro rosa. Também há bexigas azuis e rosas. Porém, de repente, surge um baú, onde há balões com a cor correspondente ao real sexo biológico do bebê. Quando a mãe abre o baú, estes balões voam pelo ar revelando o segredo.
Em outros chás, há um bolo branco e quando a mãe corta surge a cor do gênero biológico do neném. Há outros em que o cachorro da família chega vestido de rosa ou azul.
Sempre achei este negócio de rosa para meninos e azul para meninas algo rígido. Por isto se um dia eu engravidar farei um chá de unicórnio, onde o bolo será lilás, que é a mistura da cor rosa com a azul. Mas a decoração será de unicórnio. A única coisa que exigirei são fraldas como presentes. Afinal cada um faz da vida o que quer.
Luciana do Rocio Mallon










Nenhum comentário:

Postar um comentário