sábado, 1 de junho de 2019

Colar das Irmãs, da Novela A Dona do Pedaço, e as Mensagens Subliminares


Colar das Irmãs, da Novela A Dona do Pedaço, e as Mensagens Subliminares
Na novela, A Dona do Pedaço, há uma cena onde a Vovó Dulce, personagem de Fernanda Montenegro, chama suas duas netas, uma loira e uma morena. Assim ela dá um colar com um pingente, para cada garota, e diz que é um amuleto com poderes mágicos que aprendeu a confeccionar com uma cigana.
No meio do folhetim, as irmãs se perdem uma da outra. Pois, a loira é levada a um convento pelo sequestrador e a morena é encontrada perdida por um casal, na rua, que acaba adotando a pobre.
Vinte anos se passam. A morena se torna modelo de Internet e a loira vira noviça. Porém a futura freira ao ligar a televisão vê a suposta irmã usando o amuleto como pulseira e resolve ir atrás da moça.
O pingente desta bijuteria tem mensagens subliminares. Pois se trata de uma bola vermelha dentro de uma estrela de Davi com duas meias-luas aos lados. Esta figura é conhecida no Misticismo como: a figura de Deusa Tríplice. Pois ela representa as três fases da mulher:
- Lua crescente: menina, uma criatura inocente em busca de conhecimento.
- Lua cheia: mãe, com força maternal.
- Lua minguante: anciã, representando a sabedoria e o conhecimento.
Esta gravura é a simbologia do Sagrado Feminino no Paganismo.
No caso do amuleto da novela, a Lua cheia é representada por um rubi, que significa a Lua Vermelha.
No Esoterismo, a Lua Vermelha é um fenômeno que tem o poder de juntar parentes que se perderam.
Na Idade Antiga, as famílias tinham o costume de confeccionarem amuletos particulares para que os irmãos não se perdessem.
Todo o pingente era colocado num colar para ficar próximo ao coração.
Reza a lenda que quando o amuleto é colocado no pulso, a pessoa está prestes a realizar seu desejo mais secreto. No caso da personagem da novela, que é modelo de Internet, ela usou o pingente como pulseira num programa de TV. Assim sua irmã desaparecida assistiu à entrevista. Aliás, encontrar a irmã sumida era o desejo mais secreto da moça.
O pingente da Deusa Tríplice surgiu com os celtas antigos. Na novela, a Vovó Dulce disse que aprendeu a confeccionar este amuleto com uma cigana. Os ciganos eram povos nômades que assimilavam um pouco da cultura de todos os lugares onde acampavam. Ao armarem tendas perto dos druidas, os ciganos adicionaram um pouco das tradições deles.
As mensagens subliminares nas roupas e acessórios das personagens das novelas são muito interessantes.
Luciana do Rocio Mallon









Nenhum comentário:

Postar um comentário