segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Máscaras de Papel


Máscaras de Papel
Hoje, recebi uma pergunta estranha:
- Tia Lu, o que você acha das pessoas que usam máscaras de papel em comerciais ou performances artísticas?
Minha resposta foi esta:
- Se as máscaras de papel forem usadas para fins artísticos são aprováveis. A pessoa não pode é usar máscaras fixas para a vida inteira com o objetivo de trapacear os outros.
Quando eu era criança não gostava do meu rosto. Pois achava que ele tinha traços rudes. Por isto eu recortava rostos de mulheres de revistas, pregava com elástico, e fazia máscaras com estas figuras. Ás vezes, saia pela rua com estas máscaras de papel. Porém, as pessoas pensavam que eu estava brincando. Mas no fundo, eu tinha esperança que o Anjo do Espelho me visse com a máscara e falasse a palavra mágica:
- Amém!
 Assim esta magia me deixaria com o rosto bonito para sempre. Muitas vezes, eu colocava máscaras de papel, com rostos de modelos e falava em frente ao espelho:
- Anjo do Espelho, apareça e diga:
- Amém!
Porém, ele nunca aparecia...
As minhas artistas preferidas para máscaras eram: Maitê Proença, Catherine Deneuve e Brook Shields.
Hoje vejo que, ás vezes, maquiagem pode funcionar como máscara. Porém a melhor máscara de papel é o sorriso. Pois você pode montar um riso falso, no seu rosto, para enganar alguém. Mas, no final, acaba sorrindo sem querer mesmo. O problema é que qualquer sofrimento repentino pode transformar este riso em uma cara emburrada com uma ruga na testa, ou até mesmo, provocar o surgimento de uma lágrima que cai até a boca.
Afinal o sorriso é uma máscara de papel capaz de mudar a fisionomia de qualquer pessoa.
Luciana do Rocio Mallon




Nenhum comentário:

Postar um comentário