segunda-feira, 31 de julho de 2017

Lenda da Estátua, Maria Lata da Água, de Curitiba

Lenda da Estátua, Maria Lata da Água, de Curitiba
(Foto: Blog Fotografando Curitiba. Texto: Luciana do Rocio Mallon)
Em Curitiba existe uma estátua chamada Maria Lata da Água, que está localizada na Praça Generoso Marques, atrás do Pelourinho e perto do Paço da Liberdade. Esta estátua foi inaugurada dia 15 de maio de 1996, no meio dela tem espelho da água e ela é uma réplica da escultura, chamada Água Para o Morro, do escultor Erbo Stenzel. Dizem que este artista se baseou numa modelo viva, ou seja, numa mulher de verdade em 1944 e que esta moça teria falecido nos anos cinquenta.
Reza a lenda que, nas noites de Lua cheia, esta estátua cria vida e ajuda os moradores de rua da região.
Dizem que uma noite, a sua fonte tinha secado. Então a escultura viu que uma menina de rua, de uns três anos de idade, estava com sede. Deste jeito Maria criou vida e caminhou até a uma torneira. Assim quando voltou para a praça, ofereceu água para a criança.
Algumas pessoas, também, falam que numa madrugada escura uma adolescente estava sendo perseguida por bandidos, na Praça chamada Generoso Marques. Quando, de repente, a estátua criou vida e jogou uma lata da água na cabeça dos marginais que se assustaram ao ver esta escultura viva e saíram correndo.
Outros seres afirmam que já viram a Maria Lata da Água saindo da sua fonte para namorar a estátua do Barão do Rio Branco que fica na mesma quadra.
Também falam que se alguma criança se aproximar desta estátua e começar a cantar a música chamada: “Lata da Água na Cabeça”, a escultura se mexe discretamente.
Causos, à parte, a escultura é uma verdadeira obra de Arte.
Luciana do Rocio Mallon



Um comentário:

  1. Seria um grande milagre,se fosse real essa istoria,mas pra Deus nada é impocivel...

    ResponderExcluir