quinta-feira, 30 de março de 2017

Lendas dos Espelhos Que Mentem

Lendas dos Espelhos Que Mentem
Reza a lenda que, na Pré-História, uma mulher das cavernas ficou encantada com sua imagem refletida em um rio. Por isto esta moça quis um objeto palpável que refletisse a sua imagem, mas que ela pudesse levar em qualquer lugar. Então naquela noite, a jovem olhou para a estrela mais brilhante do céu e pediu, de presente, um pequeno objeto que refletisse o seu corpo.
No dia seguinte ela estava polindo pedras quando, de repente, esfregou uma placa de bronze com areia e viu sua imagem refletida nela. Assim foi fabricado o primeiro espelho. Dizem que esta mulher costumava sonhar, à noite, que entrava dentro deste espelho e ia para outras dimensões. Inclusive ela desenhou estes pesadelos nas formas de pinturas rupestres.
Os antigos gregos cobriam os espelhos, com panos, nas tempestades. Pois acreditavam que se um raio caísse no espelho as almas das pessoas, ao redor, entravam dentro dele.
Porém o espelho mais perigoso das fábulas era o da madrasta da Branca de Neve. Pois a rainha má com seu rosto nobre, corpo tentador em suas roupas negras e sensuais sempre foi mais bonita que a Branca de Neve tão pálida, esquálida e assanhada. Afinal a jovem morava com sete homens no meio do mato. No fundo o espelho tinha interesses subliminares porque queria sacanear a rainha má e não desejava que a Branca de Neve subisse ao poder.
Brincadeiras à parte algo sempre me intrigou: o fato dos espelhos, de provadores de algumas lojas, fazerem as mulheres parecerem mais magras. Uma vez uma colega, que é formada em Física, disse que os espelhos de algumas lojas, realmente, são feitos de um material que faz os seres humanos parecerem mais esbeltos. Em casa pensei sobre o assunto e percebi que se isto, realmente, for verdadeiro faz grande sentido. Pois as pessoas são loucas para comprar roupas que tem o poder de tornar seus corpos mais atraentes.
Pena, mesmo, sinto é de Narciso, que se apaixonou pela própria imagem que foi refletida num rio. Por isto pulou nas águas e morreu. Porém, reza a lenda que Narciso nem era tão bonito assim. Pois o galã da época era Apolo.
Na verdade todo o espelho mente. Pois é difícil de entender a moça bonita e magra, que se sente gorda e feia toda a vez que ela olha para o espelho de casa.
Há um ditado milenar do povo cigano que diz assim:
“Nunca acredite no espelho porque ele mente. Por isto não se sinta feia ao se olhar num espelho. Pois ele não é capaz de mostrar a sua imagem quando recebe um tão esperado presente, ou, quando pratica uma boa ação. Afinal estas vivências modificam a aura das pessoas e esta energia torna os seres humanos bonitos, tornando a aparência melhor.”
Por isto suplico para que as pessoas não acreditem nos espelhos e que peçam para que seus amigos filmem seus momentos mais incríveis porque são nestas cenas que elas se tornam mais lindas.
Luciana do Rocio Mallon







Nenhum comentário:

Postar um comentário