sábado, 16 de novembro de 2013

Reflexões Sobre a Dança da Rumba Porque Te Vás

Reflexões Sobre a Dança da Rumba Porque Te Vás

A canção chamada Porque Te Vás, de José Luis Perales é uma rumba cigana. Muitos historiadores falam que a rumba cigana surgiu em Cuba, com a junção dos ritmos dos escravos africanos, do flamenco espanhol, dos tambores indígenas e das melodias ciganas.
Existem algumas classificações temáticas de rumbas:
- Rumbas de Saudação á Etnia Cigana: suas letras falam sobre o sofrimento deste povo nômade e o preconceito que viveu, principalmente, durante os anos de perseguição na Idade Média e nas guerras.
- Rumbas de Casamento: suas palavras falam de alegria, felicidade e desejam prosperidade ao novo casal. Elas, geralmente, são tocadas durante as comemorações de matrimônio.
- Rumbas de Declaração de Amor: suas letras servem para o apaixonado confessar seus sentimentos amorosos ao seu objeto de desejo.
- Rumbas de Despedida: suas palavras falam de um amor impossível, onde é necessário dizer adeus por se tratar de uma paixão proibida. Geralmente, os ciganos compunham este tipo de canção quando se interessavam por uma “gadja”, ou, seja uma mulher não cigana.
A música chamada “Porque Te Vás” trata-se de uma rumba de despedida. Ao dançar esta canção, a bailarina usa muitas batidas de saias e manipula um véu grande transparente e colorido. Aqui, as batidas de saias significam semeadura, limpeza de ambiente e coragem apesar da despedida. Já, o lenço gigante remete a leveza e reverência o elemento ar. Nesta canção, quando a cigana baila com este véu transparente e colorido, significa que ela está lutando, de uma forma nobre, contra as ilusões. Pois, as fantasias de amor impossível, apesar de serem coloridas, são visíveis e nítidas. No final, da música, a dançarina larga este lenço totalmente, significando que ela se livrou de uma paixão que não desejava.
Luciana do Rocio Mallon

                                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário