domingo, 23 de fevereiro de 2020

A Volta da Saia de Tule, Com Seus Significados Místicos e Lendas, No Carnaval de 2020

A Volta da Saia de Tule, Com Seus Significados Místicos e Lendas, No Carnaval de 2020
Como já citei, várias pessoas pediram para que eu voltasse a escrever textos sobre moda nas redes sociais. Nos últimos dias, recebi muitas mensagens pedindo para que eu escrevesse com relação à moda do Carnaval de 2020. Então pesquisei e soube que a fantasia mais procurada foi o short estilo Anitta. Porém o segundo traje mais pedido foi a saia de tule, que tem um significado místico encantador.
Reza a lenda que em 1700, na cidade francesa de Tule, uma fabricante de tecido sonhou com bailarinas e fadas dançando com um tecido transparente com pequenos furinhos. De repente, no meio do balé elas falaram:
- Precisamos dançar com este novo tecido porque ele não deixa que os mosquitos nos piquem. Além disto, este tecido é suave como a nossa dança!
Deste jeito, a moça levantou no meio da noite e com uma força sobrenatural, misturou seda com algodão num caldeirão onde ela usava para rituais sobrenaturais e criou o novo tecido em sua fábrica. Assim batizou o tecido de tule em homenagem a sua cidade. No começo a fabricante e algumas amigas costureiras confeccionaram anáguas, com tule, dizendo às mulheres que o tecido protegia seus corpos contra picadas de mosquitos.
Reza a lenda que em 1832, a bailarina, Marie Taglione, amiga do Rei Luís, teve sua saia de seda danificada por ratos antes de entrar num espetáculo. Então ela resolveu dançar com uma anágua de tule, um pouco acima da canela, no teatro onde representava uma espécie de fada, na verdade, uma sílfide. A peça fez tanto sucesso, que todas as bailarinas passaram a usar a anágua de tule como peça única por cima da cintura.
Em 1880, a bailarina Virginia Zucchi, foi a primeira a vestir uma saia de tule acima do joelho para que o público observasse os movimentos de suas pernas. A partir desta data o balé adotou esta peça com carinho.
Até a rainha Vitória usou o tule em seu vestido de noiva.
Já na década de 1950 com a moda do Rockabilly, o tule foi usado muito nas anáguas das dançarinas que usavam saias, de bolinhas, compridas por cima. Porém ele foi esquecido de 1960 até 2000. Porém, em 2001, a saia de tule passou a ser usada em festas de gala em sua versão mais longa.
Mas, a partir de 2016, surgiram fantasias de unicórnias nos carnavais, onde a peça principal é a saia de tule.
Porém, neste Carnaval de 2020, a saia de tule foi a fantasia mais pedida depois do short da Anitta.
Na Vesteterapia, terapia através das roupas, a saia de tule significa leveza, suavidade e bailado. Reza a lenda que quando uma mulher veste uma peça desta atraí borboletas, fadas e espíritos de bailarinas que já faleceram, mas que pretendem ajudar.
A primeira vez que vesti uma saia de tule senti uma sensação muito boa de leveza e iluminação, que até meu corpo se estremeceu.
Luciana do Rocio Mallon














Nenhum comentário:

Postar um comentário