domingo, 15 de outubro de 2023

Lenda do Xale Sobrenatural da Regina

 


Lenda do Xale Sobrenatural da Regina

Uma das amigas inesquecíveis, das áreas de Dança e Literatura, que tive foi a Regina Bostulim.

Conheci essa artista em 2004, durante a Oficina de Poesia que era realizada na Biblioteca Pública do Paraná.

Mas por volta de 2007, ela decidiu ir para a Europa estudar e dar aulas em Portugal e na Espanha.

Então, essa moça me contou sobre as aventuras que viveu por lá, que descreverei abaixo:

Um dia, Regina estava passeando na Espanha e viu ciganos dançando na rua. Assim ela resolveu dançar junto. Ao avistar uma cigana com um xale preto bordado com rosas, Regina pediu para que a moça emprestasse o acessório durante aquela dança. Desse jeito a jovem aceitou. Quando a música acabou, a escritora tentou devolver o xale para a cigana que disse:

- Esse é um presente que se renovará de sete em sete anos. Então, quando a sua pessoa voltar para sua terra natal e completar sete anos da posse desse xale, você deverá presentear uma amiga para que a prosperidade acompanhe você para sempre.

Regina ficou emocionada e aceitou o presente.

Ela teve uma carreira de sucesso como pesquisadora e professora em Portugal. Mas em 2014, ao encerrar o contrato, teve alguns problemas financeiros e por isso passou alguns dias morando na rua. Porém transformou o xale cigano em uma cabana.

No final de 2014, depois de resolver os problemas financeiros na Europa, finalmente, Regina voltou ao Brasil e trouxe o xale cigano junto.

Em 2016, num evento cultural, Regina me deu aquele mesmo xale cigano e falou:

- Esse foi um presente de uma cigana que tem uma lenda muito especial. Por isso estou dando esse presente para você. Assim, se alguém pedir emprestado, por favor, empreste. Pois o que é para ser seu, sempre retornará para você mesmo que demore sete anos.

Esse acontecimento foi presenciado por dezenas de pessoas.

Depois da apresentação, Regina contou a lenda, por inteiro, para mim.

Ainda em 2016, uma moça precisou de um xale para uma apresentação de temática espanhola e emprestei. Mas perdi contato, pois meu celular antigo foi roubado em 2017, junto com minha agenda de papel, num assalto no ponto de ônibus no Jardim Santa Bárbara.

Em 2021, Regina faleceu. Uns dizem que foi de Covid e outros falam que foi de infarto.

Dias atrás, em outubro de 2023, amigas me escreveram dizendo que uma moça estava procurando a dona de um xale preto espanhol, com rosas bordadas, num grupo chamado, Clube da Alice, em que nem estou mais.

Pois reconheceram o xale como sendo o mesmo que a Regina me deu de presente, num evento, em 2016.

Dessa maneira, a moça, que queria entregar o xale, entrou em contato comigo.

Confesso que fiquei emocionada. Por isso, pretendo tirar fotos e escrever sobre o dia da entrega nas minhas redes sociais.

Agradeço à moça que deseja entregar o xale, às amigas que reconheceram o xale e, principalmente, à Regina Bostulim que deve estar no céu vendo essa lenda se concretizar.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #lendascuritibanas #lendas

 

 

 





 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário