domingo, 22 de outubro de 2023

Lenda da Caveira Mexicana Catrina e Sua Relação Com o Halloween

 

Lenda da Caveira Mexicana Catrina e Sua Relação Com o Halloween

Sou Luciana do Rocio Mallon, escritora de livros de lendas, professora de Folclore Nacional e Internacional.

Esses dias, recebi as seguintes perguntas:

- Qual é a lenda da caveira mexicana?

- Qual é a relação entre a Catrina do México e o Halloween?

Minhas respostas abaixo:

- Como já contei, fiz o curso, Letras – Português Com Espanhol, que tinha uma matéria chamada, Estudos Hispanoamericanos, onde também conheci algumas lendas dos países que falam Espanhol.

Lá as lendas sobre a Caveira Mexicana Catrina foram abordadas e contarei as versões de que mais gostei:

A verdadeira Catrina foi inspirada na Deusa da Morte asteca chamada, Mictecacihuatl, que era casada com o Senhor dos Reinos dos Mortos.

Ela tinha o crânio e o esqueleto todos pintados de flores. Na cabeça usava uma tiara estilo guirlanda florida no verão e no inverno colocava uma espécie de chapéu.

Aliás, sua função era guardar os ossos dos mortos para evitar que humanos utilizassem esses materiais em rituais. Somente essa deusa poderia brincar com os ossos, aliás há lendas onde ela própria montava instrumentos musicais com ossos para tocar.

Os astecas cultuavam o Dia dos Mortos, onde a Deusa da Morte era venerada junto com seus antepassados.

Reza a lenda que na época da invasão espanhola no México, surgiu uma mulher branca, chamada Catarina, que dizia ser a própria Deusa da Morte. Então depois do seu falecimento, pessoas afirmaram ver essa dama andando pelas ruas com os mesmos trajes em que ela foi enterrada, ou seja, com vestido comprido e chapéu. Mas quando alguém ousava chegar mais perto percebia que seu rosto era uma caveira toda pintada de flores.

Com base nessas lendas, o artista plástico, José Guadalupe Posada, desenhou uma caveira com um chapéu e deu o nome de “La Calavera Garbancera” em 1910.

Anos mais tarde, o também artista plástico, Diego Rivera, fez uma releitura da obra de José Posada. Então, Rivera desenhou uma caveira parecida, mas que agora estava de corpo inteiro e com vestido comprido. Assim essa personagem passou a se chamar La Catrina, nome que lembra a personagem da velha lenda, contada acima, que se chamava Catarina.

A maquiagem de Caveira Mexicana Catrina é a fantasia mais usada na celebração do Dia dos Mortos no México e agora, com a globalização, ela também faz sucesso nas festas de Halloween.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #lendas #lacatrina #halloween #caveiramexicana


 

 


 

 

Um comentário: