A
Importância do Marketing Político Para um Candidato Vencer as Eleições
Marketing
político é conjunto de técnicas e métodos que
possuem como metas adaptar um(a) político(a) ao seu eleitorado principal,
fazendo a sua pessoa ser popular para a maior quantidade de eleitores possível.
Na verdade, Marketing político é a ferramenta
que o candidato usa para comunicar-se com seu eleitorado, compreendendo suas
carências e geralmente adaptando sua campanha a essas necessidades.
Toda técnica de publicidade política precisa
ter uma comunicação sincera para que os eleitores conheçam as metas e intenções
do seu candidato.
A meta da publicidade política não é apenas
ganhar uma eleição, mas trabalhar a reputação de um político de maneira
concreta e segura para seus eleitores.
As
eleições estão chegando e o problema é que muitos políticos só fazem
propagandas nas redes sociais ou através de cartazes, com panfleteiros, nas
ruas. A questão é que muitas dessas estratégias são feitas sem nenhum
planejamento de Marketing. Então o resultado é que esse candidato, sem
planejamento de publicidade, acaba perdendo as eleições sem desconhecer as
principais razões.
A boa
imagem de um candidato só é construída através de um excelente Marketing
Político.
Principais
Técnicas de Publicidade Política:
1. Análise dos Eleitores:
Pesquisar o público é vital em
toda técnica de Publicidade. Porém, no Marketing Político é ainda mais
essencial conhecer os eleitores.
Quando o político conhece
minuciosamente seu eleitor, torna-se competente para planejar melhor a tática
da sua publicidade para comunicar-se com as pessoas em uma linguagem realista.
Mas, as pesquisas não podem se
limitar apenas a pesquisar quem é seu eleitorado. Pois o político precisa
compreender as atitudes, as dúvidas, as carências e quais as essenciais
necessidades que o eleitorado possui em relação às políticas públicas, dentre
outras questões. Pois somente desse jeito o candidato poderá montar melhor suas
táticas.
É essencial
destacar que as pesquisas precisam ser feitas antes, durante e depois das
eleições.
2. Crie uma Marca:
Depois de conhecer
os eleitores, o candidato necessita criar a sua marca.
Mas primeiro,
precisa fazer uma pergunta para si mesmo:
- Por quais
qualidades sonho em se tornar popular?
Se o candidato possui eleitores muito
humildes, fazer uma marca muito sofisticada pode assustá-los porque assim eles
acreditam que esse político não é capaz de suprir suas carências.
Além disso, confeccionar uma marca não é
apenas montar um logotipo, porém possibilitar toda maneira de comunicação que o
político seguirá, ou sejam, frases, músicas, danças entre outras estratégias.
Como exemplos de
slogans que já deram certo temos:
A – Bolsonaro:
- Brasil Acima de
Tudo.
B – Lula:
- Lula, Lá Brilha
uma Estrela.
C – Juscelino Kubitschek:
- 50 Anos em Cinco.
D – Collor:
- O Caçador de Marajás.
E – Getúlio Vargas:
- Ele voltará!
F – Jânio Quadros:
- Varre, varre, vassourinhas...
No caso do Lula
também temos o gesto da letra, “L”, maiúscula com a mão.
Aqui fica nítido
que é essencial que o político monte uma marca concreta e nítida para que os
eleitores compreendam bem as metas.
3- Monte Grupos:
Algo essencial para todo político é possuir
um grupo, uma equipe de gente que lhe ofereça apoio. Afinal, uma união é
constituída dos próprios representados que deverão eleger esse candidato. Equipes
nas mídias digitais, arquivos de vídeos no Youtube ou um número no Telegram são
ótimas opções para a montagem de um grupo.
Aliás, uma ação essencial ao montar um grupo
é a interação. Por isso é importante dar satisfação aos eleitores, conversar
com eles e preocupar-se com suas carências.
4 – Corra Atrás de Materiais Interessantes:
Inspirado nas metas que demonstrou em todo o
período de sua campanha, o político precisa dar materiais interessantes
aos eleitores. Por isso o candidato deve ensinar seu eleitorado sobre tudo
aquilo que percebe que geralmente o povo não entende.
Equivoca-se o candidato que pensa que a
ingenuidade seja a oportunidade para atrair seu eleitorado. Na realidade a
comunicação excelente, com argumentos, é excelente técnica para que o eleitor
possa inclusive defendê-lo diante de outros concorrentes
Com a confecção e divulgação de excelentes
materiais, o político consegue melhor possibilidade de expandir seu grupo
porque uma criatura poderá marcar outra e compartilhar o material,
conquistando, desse jeito, mais eleitores.
5 - Utilize as Mídias Digitais a Seu Favor:
Realmente, as mídias digitais são excelentes
meios de publicidade. Mas as pessoas precisam saber que elas não são as únicas
ferramentas de Marketing.
Aliás, Mídias Sociais, sem o direcionamento
correto de Marketing não funcionam.
Aqui, os políticos precisam tomar cuidado ao
postar notícias. Pois lançar fake News nas redes sociais é crime.
Também não se deve acusar os concorrentes sem
provas. Pois daí surge o crime de calúnia e difamação.
6 – Não Perca as Esperanças:
Mesmo que o candidato não ganhe a eleição, o
Marketing Digital ajuda a elaborar táticas para uma futura campanha.
7 –
Não Use Fake News e Nem Robôs de Spam
Notícia
falsa para derrubar o adversário é algo considerado criminoso.
Já
robôs com perfis falsos constituem falsidade ideológica.
Ao
invés disso, o candidato precisa usar a criatividade e escutar os eleitores.
Afinal
já passamos do tempo onde Marketing Político se resumia em um candidato pegar
uma criança carente no colo e gritar no palanque:
- Eu
prometo!
Luciana
do Rocio Mallon
Nenhum comentário:
Postar um comentário