quinta-feira, 3 de março de 2022

Marketing Político

 

A Importância do Marketing Político Para um Candidato Vencer as Eleições

 

Marketing político é conjunto de técnicas e métodos que possuem como metas adaptar um(a) político(a) ao seu eleitorado principal, fazendo a sua pessoa ser popular para a maior quantidade de eleitores possível.

Na verdade, Marketing político é a ferramenta que o candidato usa para comunicar-se com seu eleitorado, compreendendo suas carências e geralmente adaptando sua campanha a essas necessidades.

Toda técnica de publicidade política precisa ter uma comunicação sincera para que os eleitores conheçam as metas e intenções do seu candidato.

A meta da publicidade política não é apenas ganhar uma eleição, mas trabalhar a reputação de um político de maneira concreta e segura para seus eleitores.

As eleições estão chegando e o problema é que muitos políticos só fazem propagandas nas redes sociais ou através de cartazes, com panfleteiros, nas ruas. A questão é que muitas dessas estratégias são feitas sem nenhum planejamento de Marketing. Então o resultado é que esse candidato, sem planejamento de publicidade, acaba perdendo as eleições sem desconhecer as principais razões.

A boa imagem de um candidato só é construída através de um excelente Marketing Político.

Principais Técnicas de Publicidade Política:

 

1. Análise dos Eleitores:

Pesquisar o público é vital em toda técnica de Publicidade. Porém, no Marketing Político é ainda mais essencial conhecer os eleitores.

Quando o político conhece minuciosamente seu eleitor, torna-se competente para planejar melhor a tática da sua publicidade para comunicar-se com as pessoas em uma linguagem realista.

Mas, as pesquisas não podem se limitar apenas a pesquisar quem é seu eleitorado. Pois o político precisa compreender as atitudes, as dúvidas, as carências e quais as essenciais necessidades que o eleitorado possui em relação às políticas públicas, dentre outras questões. Pois somente desse jeito o candidato poderá montar melhor suas táticas.

É essencial destacar que as pesquisas precisam ser feitas antes, durante e depois das eleições.

 

2. Crie uma Marca:

Depois de conhecer os eleitores, o candidato necessita criar a sua marca.

Mas primeiro, precisa fazer uma pergunta para si mesmo:

- Por quais qualidades sonho em se tornar popular?

Se o candidato possui eleitores muito humildes, fazer uma marca muito sofisticada pode assustá-los porque assim eles acreditam que esse político não é capaz de suprir suas carências.

Além disso, confeccionar uma marca não é apenas montar um logotipo, porém possibilitar toda maneira de comunicação que o político seguirá, ou sejam, frases, músicas, danças entre outras estratégias.

Como exemplos de slogans que já deram certo temos:

A – Bolsonaro:

- Brasil Acima de Tudo.

B – Lula:

- Lula, Lá Brilha uma Estrela.

C – Juscelino Kubitschek:

- 50 Anos em Cinco.

D – Collor:

- O Caçador de Marajás.

E – Getúlio Vargas:

- Ele voltará!

F – Jânio Quadros:

- Varre, varre, vassourinhas...

 

No caso do Lula também temos o gesto da letra, “L”, maiúscula com a mão.

Aqui fica nítido que é essencial que o político monte uma marca concreta e nítida para que os eleitores compreendam bem as metas.

 

3- Monte Grupos:

Algo essencial para todo político é possuir um grupo, uma equipe de gente que lhe ofereça apoio. Afinal, uma união é constituída dos próprios representados que deverão eleger esse candidato. Equipes nas mídias digitais, arquivos de vídeos no Youtube ou um número no Telegram são ótimas opções para a montagem de um grupo.

Aliás, uma ação essencial ao montar um grupo é a interação. Por isso é importante dar satisfação aos eleitores, conversar com eles e preocupar-se com suas carências.

 

4 – Corra Atrás de Materiais Interessantes:

 Inspirado nas metas que demonstrou em todo o período de sua campanha, o político precisa dar materiais interessantes aos eleitores. Por isso o candidato deve ensinar seu eleitorado sobre tudo aquilo que percebe que geralmente o povo não entende.

Equivoca-se o candidato que pensa que a ingenuidade seja a oportunidade para atrair seu eleitorado. Na realidade a comunicação excelente, com argumentos, é excelente técnica para que o eleitor possa inclusive defendê-lo diante de outros concorrentes

Com a confecção e divulgação de excelentes materiais, o político consegue melhor possibilidade de expandir seu grupo porque uma criatura poderá marcar outra e compartilhar o material, conquistando, desse jeito, mais eleitores.

 

5 - Utilize as Mídias Digitais a Seu Favor:

Realmente, as mídias digitais são excelentes meios de publicidade. Mas as pessoas precisam saber que elas não são as únicas ferramentas de Marketing.

Aliás, Mídias Sociais, sem o direcionamento correto de Marketing não funcionam.

Aqui, os políticos precisam tomar cuidado ao postar notícias. Pois lançar fake News nas redes sociais é crime.

Também não se deve acusar os concorrentes sem provas. Pois daí surge o crime de calúnia e difamação.

 

6 – Não Perca as Esperanças:

Mesmo que o candidato não ganhe a eleição, o Marketing Digital ajuda a elaborar táticas para uma futura campanha.

 

7 – Não Use Fake News e Nem Robôs de Spam

Notícia falsa para derrubar o adversário é algo considerado criminoso.

Já robôs com perfis falsos constituem falsidade ideológica.

Ao invés disso, o candidato precisa usar a criatividade e escutar os eleitores.

Afinal já passamos do tempo onde Marketing Político se resumia em um candidato pegar uma criança carente no colo e gritar no palanque:

- Eu prometo!

Luciana do Rocio Mallon

 


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