domingo, 25 de fevereiro de 2018

Dividir os Problemas Não é Competir Para Ver Quem Está Mais no Fundo do Poço

Dividir os Problemas Não é Competir Para Ver Quem Está Mais no Fundo do Poço
Nos anos 80 e 90 quando alguém entrava em depressão, era comum esta pessoa desabafar com um amigo de confiança. Então este colega dividia os problemas com a criatura triste com o objetivo de amenizar a dor dela. Assim o resultado era fantástico. Pois no meio de uma conversa sobre problemas, as duas pessoas começavam a sorrir dos infortúnios da vida. Então através dos olhares a alma, de quem contava as desgraças, conversava com o espírito do ser deprimido e dizia:
- Veja a minha situação cruel e abrace meu coração. Pois não é só você que sofre.
Naquela época, lembro-me que dos 12 aos 14 anos tive uma amiga compreensiva. Quando eu chegava para ela e falava:
- Estou chateada porque tirei uma nota baixa na escola, sinto dor de barriga e a infração acabou com as moedas do meu porco de cofre.
Logo ela dizia:
- Hoje estou triste porque levei uma chinelada e minha tia está hospedada lá, em casa, há mais de sete dias.
Assim dividíamos os nossos problemas e no final da conversa nos encontrávamos de mãos dadas andando pelos jardins do bairro.
Hoje, infelizmente, muitos hábitos mudaram. A lei do politicamente correto não permite que as pessoas desabafem os problemas entre elas. Sempre amei consolar as criaturas mostrando minhas desgraças por uma questão de delicadeza e um desejo enorme de compartilhar tudo ao meu redor. Mas com as trocas de valores acabei passando por grossa. Alguns amigos, já fizeram os seguintes desabafos comigo:
- Estou com depressão, minha sogra é má e minha saúde está péssima.
Com o objetivo de compartilhar os problemas, rapidamente eu disse:
- Minha vida também não é boa. Pois não tenho o emprego dos sonhos, possuo Crhon no intestino e minha vida sentimental é, totalmente, nula.
Logo meus colegas reclamaram assim:
- Não estamos competindo para ver quem tem mais problemas!
- Respeite o politicamente correto!
Após as broncas fui pesquisar sobre a etiqueta atual e o tal do politicamente correto. Realmente o politicamente correto aconselha que quando alguém faz um desabafo precisamos nos calar, não opinar nada e muito menos falar sobre nossos problemas. Pois segundo esta nova etiqueta a pessoa só deseja demonstrar a própria dor sem comparações.
Por isto estou tentando seguir esta moda do momento. Porém confesso que está sendo muito difícil porque gosto de compartilhar, até mesmo os meus problemas, para sentir que estou aquecendo o espírito da outra pessoa.
Portanto faço um apelo:
Se você está passando por um momento difícil e precisa desabafar. Porém não se importa de escutar os meus transtornos também...
Vamos conversar e dividir nossos problemas!
Precisamos mostrar ao politicamente correto que temos um passaporte para todos os lugares da imaginação e o nome dele é licença poética.
Afinal, dividir as desgraças não é competir para ver quem está mais no fundo do poço. Pois é atirar um balde de lágrimas, junto com um bom amigo, no arco-íris da esperança.
Luciana do Rocio Mallon




Nenhum comentário:

Postar um comentário