sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O Dia Em Que o Papai Noel Foi Trocado Pelo Coelho da Páscoa

O Dia Em que o Papai Noel Foi Trocado Pelo Coelho da Páscoa
Em 1988, eu morava no bairro Cabral, em Curitiba e naquela época era costume, das pessoas mais tradicionais, fazer doces caseiros de Natal. Então uma vizinha, Milena, pediu-me ajuda para elaborar guloseimas. Eu confessei que não sabia cozinhar, porém ela disse que era só seguir a receita por escrito que se encontrava num caderno antigo. Deste jeito fui até a cozinha da garota, ela me deu o caderno e disse:
- Você fará chocolates de Papai Noel, enquanto eu cozinho panetones.
Eu concordei e a primeira coisa que vi na receita é que era para pegar várias formas médias de Papai Noel. Assim abri o armário velho e vários moldes com diversos formatos caíram: coração, balão de São João, laço, borboleta, sino, soldadinho, Coelho da Páscoa e Papai Noel.
Como tenho um pequeno atraso no desenvolvimento global cognitivo peguei a forma que achei mais parecida com o bom velhinho e fui seguindo a receita. Misturei os ingredientes, coloquei nos moldes, botei no forno e desliguei na hora que estava recomendada no caderno.
Após o esfriamento, peguei o papel decorado com estampa de Papai Noel e embrulhei os chocolates.
No dia seguinte, véspera de Natal, Milena me convidou para distribuir os doces às crianças em sua casa. O primeiro pequeno que recebeu o bom velhinho de chocolate foi Anderson, o irmão de Milena, de quatro anos de idade. Porém houve um problema: quando este garoto desembrulhou a embalagem havia um chocolate em forma de Coelho da Páscoa. Então ele me chamou e disse:
- Por que isto aconteceu?
Deste jeito tentei controlar a situação:
- Bem, eu contarei um segredo:
Na verdade Papai Noel, o Coelho da Páscoa e o Homem do Saco são as mesmas pessoas. No fundo, eles se transformam de acordo com a época do ano. O coelhinho aparece em abril, o bom velhinho em dezembro e o Homem do Saco todos os dias. Hoje o Papai Noel se sentiu com espírito rápido e ágil de coelho por isto ele apareceu assim. Inclusive, pegarei alguns doces para distribuir ao Homem do Saco que está lá fora.
Naquele instante dei alguns doces, para um mendigo que passava na rua e que me agradeceu depois.
Luciana do Rocio Mallon




Nenhum comentário:

Postar um comentário