segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Fantoches de Pantufas

 

Fantoches de Pantufas

Todo mundo sabe que fantoches são marionetes e bonecos que são manipulados com as mãos humanas. Por exemplo: o Louro José que se apresentava com a Ana Maria Braga no programa Mais Você. Historiadores e arqueólogos afirmam que os fantoches têm origem no Antigo Egito e muitos faraós tiveram marionetes, como brinquedos, em suas infâncias.

Sempre gostei de fantoches e de pantufas. A confecção destes bonecos é fácil porque é possível com materiais simples como: trapos velhos, esponjas, isopor, papelão e até mesmo meias usadas. Nas minhas apresentações artísticas é comum eu usar estes bonecos. Porém descobri outra modalidade de marionetes: fantoches de pantufas.

As pantufas com formatos de bichos surgiram no começo dos anos 90. Inclusive a personagem Margie Simpson tinha uma pantufa de coelhos. Naquela época ganhei um chinelo em forma de carneiros e eu fazia as duas ovelhas dialogarem. O tempo passou, mas em 2019 adquiri um par de pantufas com formatos de flamingos. Então, eu me divertia fazendo os dois conversarem entre eles. Em 2020, comprei um par destes chinelos em formato de coelhos. Assim chegou a Pandemia e comecei a fazer os flamingos a dialogarem com os coelhos. Até que amigos souberam desta brincadeira, pediram para que eu gravasse e postasse nas redes sociais.

O primeiro diálogo foi entre os coelhos: Coelho da Alice e Coelho da Páscoa, onde eles descobrem que estão presos nos pés de uma escritora. Já o segundo conto foi a conversa entre os dois flamingos: Mingo e Menga Maria, onde eles comparam uma poeta dançarina com um flamingo delicado. Logo o terceiro diálogo é sobre o Coelho da Alice e Menga Maria, que discordam com o emprego do substantivo poetisa para mulheres.

Links para os fantoches de pantufas:

https://www.youtube.com/watch?v=ivy_SCcqdQY

https://www.youtube.com/watch?v=Nnldz_1ia60

Luciana do Rocio Mallon

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário