segunda-feira, 26 de março de 2018

Como e Quando o Preço Somente In Box é Aceitável


Como e Quando o Preço Somente In Box é Aceitável
Em 1978, quando eu tinha cinco anos de idade, os adultos diziam:
“- Achou caro?
- Vá esfriar a cabeça no box do chuveiro!”
Logo percebi que esta expressão estava relacionada ao comércio. Naquela época Informática era algo destinado a um público restrito e por isto as redes sociais virtuais nem existiam.
Hoje, em 2018, a Internet tornou-se popular e as mídias sociais estão a todo o vapor. Por isto tornou-se comum a compra e venda em grupos do Facebook, por exemplo.
Há comerciantes que anunciam o produto com sua foto e preço, abertamente, nos grupos. Mas existem vendedores que postam a foto do objeto com a frase:
- Preços in box.
Esta frase significa que o cliente precisa mandar uma mensagem privada para o comerciante. Alguns fregueses ficam incomodados quando o vendedor fala que envia o preço somente in box. Porém há casos em que esta atitude é aceitável e outros não.
Quando o comerciante coloca a foto de um produto de uma marca conhecida é ideal que ele escreva o preço no próprio anúncio. Pois até o PROCON recomenda fazer isto. Sem falar que esta atitude significa transparência já que o produto é bem aceito no mercado por um determinado público.
Mas quando o comerciante é um artesão caseiro e vive da própria Arte estimulando assim o “slow fashion”, a situação muda de figura. Pois nem sempre um artesão tem nas mãos o mesmo material do produto que anunciou na foto. Nesta situação o cliente, também, tem direito de pedir um produto personalizado com detalhes diferentes da fotografia postada. Neste caso o comerciante também pode levar em consideração se entregará o produto em mãos ou se ele será enviado de outro modo, fato que pode modificar os custos. Por isto, os artesãos podem negociar o preço dos seus objetos, in box, em mensagem particular com os fregueses.
Exemplos: para uma moça que vende cosméticos de marca famosa é de bom praxe colocar o preço dos produtos junto com as fotos. Mas uma artesã que faz boneca de panos pode colocar a fotografia deste brinquedo, nas redes sociais, e pedir para acertar os preços in box com as clientes, já que nem sempre é possível encontrar os mesmos materiais para compor a boneca.
O comércio é uma atividade maravilhosa e as redes sociais estão à disposição para facilitar vendedores e clientes. Porém negociar é uma Arte que exige paciência e bom senso, que é possível adquirir com prática pelos caminhos honestos.
Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou formada em Letras pela UFPR, Magistério pelo Colégio São José e Hospitalidade pelo CEP. Tenho mais de dez anos de experiência com vendas e marketing.
Luciana do Rocio Mallon




Nenhum comentário:

Postar um comentário