Como e
Quando o Preço Somente In Box é Aceitável
Em 1978,
quando eu tinha cinco anos de idade, os adultos diziam:
“- Achou
caro?
- Vá esfriar
a cabeça no box do chuveiro!”
Logo percebi
que esta expressão estava relacionada ao comércio. Naquela época Informática
era algo destinado a um público restrito e por isto as redes sociais virtuais
nem existiam.
Hoje, em
2018, a Internet tornou-se popular e as mídias sociais estão a todo o vapor.
Por isto tornou-se comum a compra e venda em grupos do Facebook, por exemplo.
Há
comerciantes que anunciam o produto com sua foto e preço, abertamente, nos
grupos. Mas existem vendedores que postam a foto do objeto com a frase:
- Preços in
box.
Esta frase
significa que o cliente precisa mandar uma mensagem privada para o comerciante.
Alguns fregueses ficam incomodados quando o vendedor fala que envia o preço
somente in box. Porém há casos em que esta atitude é aceitável e outros não.
Quando o comerciante
coloca a foto de um produto de uma marca conhecida é ideal que ele escreva o
preço no próprio anúncio. Pois até o PROCON recomenda fazer isto. Sem falar que
esta atitude significa transparência já que o produto é bem aceito no mercado
por um determinado público.
Mas quando o
comerciante é um artesão caseiro e vive da própria Arte estimulando assim o “slow
fashion”, a situação muda de figura. Pois nem sempre um artesão tem nas mãos o
mesmo material do produto que anunciou na foto. Nesta situação o cliente,
também, tem direito de pedir um produto personalizado com detalhes diferentes
da fotografia postada. Neste caso o comerciante também pode levar em
consideração se entregará o produto em mãos ou se ele será enviado de outro
modo, fato que pode modificar os custos. Por isto, os artesãos podem negociar o
preço dos seus objetos, in box, em mensagem particular com os fregueses.
Exemplos:
para uma moça que vende cosméticos de marca famosa é de bom praxe colocar o
preço dos produtos junto com as fotos. Mas uma artesã que faz boneca de panos
pode colocar a fotografia deste brinquedo, nas redes sociais, e pedir para
acertar os preços in box com as clientes, já que nem sempre é possível
encontrar os mesmos materiais para compor a boneca.
O comércio é
uma atividade maravilhosa e as redes sociais estão à disposição para facilitar
vendedores e clientes. Porém negociar é uma Arte que exige paciência e bom
senso, que é possível adquirir com prática pelos caminhos honestos.
Meu nome é
Luciana do Rocio Mallon, sou formada em Letras pela UFPR, Magistério pelo
Colégio São José e Hospitalidade pelo CEP. Tenho mais de dez anos de
experiência com vendas e marketing.
Luciana do
Rocio Mallon
Nenhum comentário:
Postar um comentário