sábado, 16 de dezembro de 2023

Janeirite

 

Janeirite

 

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou escritora e pesquisadora de lendas.

Esse mês pedi para que meus seguidores mandassem perguntas sobre lendas de Natal e simpatias de Ano Novo.

Porém esses dias, recebi perguntas curiosas:

- O que é janeirite?

- Existem lendas sobre janeirite?

Minhas respostas abaixo:

- Depois da dezembrite, angústia típica de dezembro, vem a janeirite.

Janeirite é o estresse que atinge as pessoas em janeiro.

Esses indivíduos são basicamente divididos em dois grupos:

1 – Pessoas que trabalham em janeiro e

2 – Pessoas que viajam ou pegam férias em janeiro.

Depois da crise do Corona Vírus, muitos trabalhadores perderam o emprego com carteira assinada, viraram autônomos ou microempreendedores individuais.

Assim quem trabalha por conta sabe que é difícil tirar férias em janeiro e por isso precisa emendar serviços, de um ano para o outro, fato que aumenta o estresse no primeiro mês do ano.

Em janeiro muitos indivíduos fazem de tudo para cumprir as metas que prometeram no Reveillon, isso causa uma ansiedade muito grande. Por exemplo: geralmente quem promete emagrecer, na passagem do ano, aplica regimes nada saudáveis e começa a fazer exercícios físicos, sem orientação, em janeiro.

Muitos médicos alertam que não se pode fazer um regime alimentar sem a orientação de um nutricionista e é arriscado realizar exercícios físicos sem a supervisão de especialistas.

Há regimes que causam anemia e irritabilidade, aumentando mais o estresse.

Normalmente pessoas que precisam trabalhar em janeiro sentem uma espécie de tristeza ao ver fotos de viagens de outros sujeitos nas redes sociais e também ficam chateadas ao presenciar festas, em dias de semana, dos vizinhos próximos. Infelizmente, há gente pensando que trabalhar em janeiro é desperdício. Pois, segundo esse mesmo indivíduo, ele deveria estar aproveitando o verão. Isso causa tristeza.

Por outro lado, há sujeitos que saem de férias em janeiro. Mas não conseguem relaxar porque pensam o tempo inteiro nos problemas que encontrarão ao voltar no trabalho no mês seguinte e também ficam focados nos boletos extras que entrarão em fevereiro. Isso causa estresse porque a criatura sofre por antecipação e não aproveita as férias.

Muitas pessoas têm como meta conseguir um relacionamento novo, no ano que entra, especialmente em janeiro. Isso é furada, pois ao ter pressa para encontrar um parceiro, a criatura acaba se envolvendo com indivíduos errados sem ao menos pesquisar a história de vida deles. Lembre-se do velho ditado:

“Antes só do que mal acompanhado.”

Dicas para evitar a janeirite:

- Se tiver que trabalhar em janeiro, seja grato a essa oportunidade porque muita gente passa fome justamente por não conseguir emprego.

- Não fique observando o que os outros fazem nas redes sociais, ao invés disso, use a Internet para vender seus produtos e divulgar seus serviços.

- Para não se preocupar com os boletos que chegarão em fevereiro, comece a economizar no Natal e no próprio mês de janeiro.

- Se conseguiu tirar férias em janeiro, se desligue da realidade e aproveite essa oportunidade ao máximo, porém sem gastar mais do que pode. Pois tem gente que fica tão focado nos compromissos, que acontecerão em fevereiro, que se esquece de curtir janeiro.

- Não tente cumprir suas promessas, de Reveillon, todas de uma vez só no mês de janeiro. Nesse caso é preciso estabelecer metas dentro da sua realidade.

Mas se ansiedade, a depressão, a angústia e o estresse incomodarem você, no primeiro mês do ano, busque ajuda profissional.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #janeirite #janeiro #anonovo

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário