domingo, 10 de dezembro de 2023

Lenda do Doce da Bengala de Papai Noel

 

Lenda do Doce da Bengala de Papai Noel

Meu nome é Luciana do Rocio, sou escritora e pesquisadora de lendas.

Ontem, recebi a seguinte pergunta:

- Quais são as lendas dos doces de bengalas, com listas brancas e vermelhas, do Natal?

Minha resposta:

- Papai Noel foi inspirado em São Nicolau que viveu no século quatro na cidade de Myra.

Na realidade, ele não usava muitas peças da cor vermelha e sim roupas cinzas com tons perolados.

Pois quem impôs a roupa carmim no Papai Noel foi a Coca-Cola em uma campanha de Marketing.

Porém muitos arqueólogos e historiadores dizem que o cajado dele era grande com as cores branca e vermelha.

Reza a lenda que sua bengala não era um simples báculo como os outros bispos usam até hoje. Pois era um cajado enorme com poderes mágicos. Essa bengala tinha quase a mesma altura dele: um metro e setenta.

Numa noite, São Nicolau estava passando por uma floresta escura. Quando, de repente, marginais correram atrás desse idoso. Então o religioso lançou o cajado para trás e o objeto derrubou os bandidos que desmaiaram na queda.

Numa tarde, perto do Natal, São Nicolau caminhou até uma aldeia, onde avistou crianças tristes, cabisbaixas e sem vontade de brincar. Então ele perguntou:

- Por que estão tristes?

Os menores falaram:

- Porque não existem doces nessa vila por causa da maldição de uma bruxa. Uma feiticeira má, acusada de matar crianças, foi morta pela população. Antes de falecer, ela falou que as crianças não comeriam mais doces aqui.

Naquele instante, o bom velhinho jogou seu cajado para cima, que explodiu e de dentro dele caíram pequenas bengalas de açúcar fazendo a alegria dos pequenos. Assim, o idoso exclamou:

- Agora, essa praga não tem mais força aqui!

Outra lenda diz que em 1670, na Alemanha, o professor do coral natalino e do teatro de Natal, da Catedral de Colônia, queria diminuir o barulho dos pequenos durante seus ensaios e apresentações.

Então durante a noite, ele sonhou com Noel que disse:

- Peça às doceiras para fazerem doces com formatos e cores do meu cajado. Depois distribua esses pirulitos aos pequenos. Pois com doces deliciosos na boca, as crianças não têm como fazer barulho.

 Ao acordar, o professor encomendou esses pirulitos com as doceiras da região. Assim os pequenos ficaram comportados durante as apresentações.

Por isso, dizem que se alguém deseja realizar apresentações natalinas, sem as travessuras de crianças, basta distribuir doces de bengalas que elas ficam comportadas.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #Natal #natal2023 #lendasdenatal #lendasnatalinas #lendasdenatal #contosdenatal  



Nenhum comentário:

Postar um comentário