quinta-feira, 17 de agosto de 2023

O Dia Em Que Desejei Ser Margaret Thatcher

 


O Dia Em Que Desejei Ser Margaret Thatcher

Era o ano de 1982 e eu tinha 8 anos de idade.

Então, na sala de aula de uma escola católica, a professora deu uma folha para cada aluno e falou para todos:

- Qual adulto famoso você gostaria de ser?

- Não vale personagem, tem que ser pessoa de verdade!

- Pense nesse adulto e escreva o porquê você gostaria de ser essa pessoa, numa redação, hoje mesmo e para nota.

Logo, uma celebridade veio à minha cabeça:

Margaret Thatcher.

Naquela época a Xuxa era uma apresentadora na TV Manchete num programa que não dava muita audiência e a Turma do Balão Mágico só teve sua primeira estreia em 1983.

Então, escrevi que gostaria de ser Margaret Thatcher porque ela era uma mulher poderosa, temida no mundo inteiro e tinha o apelido de Dama de Ferro.

Alguns minutos depois a professora pediu para que alguns alunos lessem a redação em voz alta. Muitos dos colegas queriam ser: Jesus, Nossa Senhora, São Francisco, o Papa, algumas atrizes da Globo ou parentes próximos. Assim chegou a minha vez:

- Luciana, quem você gostaria de ser?

Respondi:

- Margaret Thatcher!

Dessa maneira, todos os alunos se viraram, olharam para mim e alguns exclamaram:

- Aquela bruxa!

Então, me senti mal como se tivesse cometendo algum crime. Mas justifiquei:

- Ela é uma mulher forte em vários setores que ainda são dominados pelos homens. Ela tem o poder de começar uma terceira guerra mundial, mas é muito inteligente e por isso não acabará com a Terra. Aliás, a dama de ferro é um excelente exemplo para as meninas.

Nessa época eu realmente pensava que essa senhora tinha o poder de se transformar numa dama de ferro como os heróis da TV se transformam em algo quando querem salvar alguém.

Após minhas palavras a professora exclamou:

- Chega de redação por hoje!

- Recolherei as folhas e depois darei as notas!

Por incrível que pareça ganhei a nota 9.

Hoje amadureci e não idolatro mais essa pessoa. Porém uma pergunta paira na minha cabeça:

- Será que eu era feminista aos 8 anos de idade sem saber?

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #margaretthatcher

 

 





 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário