Como
Lidar Com Colegas Invejosos no Ambiente de Trabalho
A
inveja existe quando uma pessoa cobiça as coisas de outra, ao mesmo tempo, que
não deseja que ela tenha sucesso porque vê a outra criatura como uma adversária
e rival. Portanto sente uma vontade imensa de destruir a suposta concorrente.
Você
já reparou que quando um funcionário, novo, chega à firma, logo os outros
trabalhadores ficam com medo?
Pois
as seguintes dúvidas pairam nas cabeças deles:
-
Será que o novo empregado substituirá alguém?
- Já
pensou se o recém-contratado toma meu lugar?
-
Será que perderei o emprego?
Por
causa desta insegurança toda, alguns funcionários antigos passam a maltratar o
novo contratado.
Portanto,
darei algumas dicas para você se proteger dos colegas invejosos de trabalho:
Quando tiver alguma dúvida não pergunte ao seu
colega, pois ele pode ficar de má vontade, ou, dar instruções erradas
propositalmente. Desta maneira esclareça as suas dúvidas, diretamente, com o
seu chefe, gerente, ou, responsável pelo setor.
Nunca
fale de sua vida pessoal para seus colegas de trabalho porque eles podem jogar
o conteúdo que você citou contra a sua pessoa mais tarde.
Nas
redes sociais tenha dois perfis:
- Um
pessoal para sua família e amigos íntimos e
-
Outro para seu ambiente de trabalho com: chefes, colegas e clientes.
Não
desabafe assuntos íntimos no perfil do seu trabalho.
Cuidado
com provocações vindas dos funcionários antigos. Pois, eles xingarão e tentarão
constranger a sua pessoa. Pois, o objetivo deles é fazer com que você perca a
cabeça e seja mandado embora. Portanto, trate todos com educação e não revide. Mas,
no caso de algum problema mais grave, o seu chefe precisa ser comunicado.
Tente
resolver toda a competição com garbo e elegância.
Uma
vez, quando eu trabalhava numa loja de sapatos, fui pegar no estoque os números
e modelos de calçados que uma cliente pediu. Quando cheguei, ao térreo, notei
que havia uma colega convencendo a freguesa a comprar outros modelos de
calçados com ela. Mas, cheguei e disse:
- Com
licença, esta cliente já está sendo atendida.
Em outra loja de sapatos, eu atendi a um freguês que adquiriu
cinco produtos. Ele ia provando, e escolhendo. Assim os produtos escolhidos, eu
deixava no balcão do caixa para facilitar o pagamento dele. Porém, o que eu não
percebi era que minha colega invejosa ia pegando os produtos do balcão e
guardando de volta no estoque. Quando meu freguês foi ver seus produtos no
balcão no caixa, eles não estavam mais lá e minha colega invejosa mentiu que
guardou os produtos porque pensava que eles não tinham comprador. Tive que
procurar todos os produtos novamente. Eu não deveria deixar os produtos
escolhidos no balcão e, sim, o mais próximo possível do cliente.
Num outro estabelecimento, quando chegava uma nova cliente,
uma colega invejosa dizia, no meu ouvido, que a cliente era dela e eu,
ingenuamente, acreditava. Quando eu já estava farta da situação, toda a vez que
aparecia uma nova cliente e a minha colega vinha fazer o jogo, eu perguntava à
freguesa se ela já era a cliente da vendedora tal e ela falava que não. Então
eu comecei a aproveitar a oportunidade para desmascarar a minha colega e a
fazer ótimas vendas. Aqui me liguei que sempre quando entra um freguês na loja,
qualquer vendedor tem o direito de atende-lo, a não ser que ele chame pela
vendedora Fulana de Tal, ou, a venda seja por vez.
Não venho através, deste artigo, estimular a concorrência
entre funcionários. Pois o ideal seria que todas as pessoas soubessem trabalhar
em grupo. Porém, como a realidade é outra, a minha função é ensinar novos
funcionários a se defenderem de colegas invejosos e com péssimas intenções.
Portanto, se você é funcionário novo em uma firma, lembre-se:
tire suas dúvidas com o chefe, converse com elegância, não exponha a sua
intimidade, seja educado e não perca a cabeça com provocações.
Luciana do Rocio Mallon
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